Blog

Reunião com a Cooperativa Cedro, com perspectiva de parceria

De Brígida Ruchleimer (Humaitá): “No dia 28 de julho a Rede Ecológica (Miriam e Brígida) se reuniu com a Cedro (Léo e Marconi) num primeiro contato visando uma futura parceria.

Primeiramente Miriam falou dos 15 anos da Rede Ecológica que se completam nesse ano e os novos desafios que tem a ver com regionalização: uma ampliação paulatina e orgânica da proposta de compras coletivas no Estado do Rio de Janeiro. Informou também sobre o programa de residente agrônomo a ser executado pela Rede Ecológica juntamente com o AS-PTA e a UFRRJ. Essa regionalização poderá possibilitar uma aproximação mais efetiva entre consumidores e produtores, a partir de maior facilidade geográfica. Daí nosso interesse em desenvolver parcerias mais próximas, aprofundando nossa interação com os produtores da região.

A CEDRO é uma instituição que trabalha de forma multidisciplinar com a Agricultura Familiar e a Economia Solidária. Integram seus quadros profissionais de diferentes áreas do conhecimento – principalmente das ciências agrárias, sociais e humanas – cuja atuação envolve a
assessoria técnica, social e ambiental, com ênfase na Agroecologia ou na transição para a Agroecologia, destinada às unidades de produção familiar. De janeiro de 2010 a dezembro de 2014, a Cedro executou o Projeto de Assessoria Técnica, Social e Ambiental a Assentamentos Rurais do Estado do Rio de Janeiro, financiado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. Este projeto atendeu a 1.302 famílias de 18 Projetos de Assentamentos localizados em 12 municípios situados nas regiões Norte, Noroeste, Baixadas Litorâneas e Serrana do Rio de Janeiro. Atualmente a Cedro está executando dois projetos, financiados pelo MDA, visando a Promoção da Agricultura Familiar Sustentável no Noroeste Fluminense (ATER Sustentabilidade Noroeste) e na Região Serrana Fluminense (ATER Sustentabilidade Serrana).

Com a extinção do MDA e a transferência do INCRA para a Casa civil, duas instituições importantes para o desenvolvimento dos seus projetos, a Cedro entrou em crise e uma das saídas poderia vir através da sociedade civil. Assim nos procuraram para conversarmos sobre a possibilidade de uma parceria. Essa experiência poderia ajudar a Rede Ecológica na promoção de novos grupos de consumo dentro da ideologia da Rede, além de possibilitar aos nossos agricultores uma assistência técnica, social e ambiental no manejo de suas propriedades. Isto estaria sendo pensado para a região serrana e o norte do estado, onde atuam, de modo que não se chocaria com a residência, que vai atuar na baixada fluminense. O pessoal da Cedro ficou de nos encaminhar uma proposta de trabalho junto a Rede.”