Finalizando o relato de Adelina Araujo (Botafogo):
2 – Apresentações dos núcleos:
2.1. Humaitá (24 associações)
– Brígida e Tânia relataram que a nova leva de associados está se mostrando muito interessada, integrada e participativa. O grupo criado no Whatsapp tem ajudado nessa integração.
– Os associados vêm de diversos bairros (ex. Barra, São Conrado) e o local (escola) atende bem durante quase todo o ano (10,5 meses), exceto nos meses em que ocorrem apresentações na escola. A mudança do núcleo encontra resistência por parte dos associados, mas apontou-se a importância de se pensar melhor sobre isto. A rigor, ter 2 núcleos tão próximos quanto Botafogo e Humaitá não tem muito sentido, seria mais importante que houvesse um núcleo na Gávea ou no Leblon, trazendo associada(o)s de outros bairros.
– A entrega de frescos tem sido feita via mutirinhos, envolvendo todos os associados (rotativo geral). O núcleo comprou sacolas nas quais as compras são colocadas e, quando estas estão prontas, os associados recebem um ZAP informando que têm 1 hora para buscar suas compras. Foi definida uma penalidade para os que atrasarem para pegar seus produtos, de modo que uma pessoa levaria de táxi para este(a) associada(o), tendo o atrasado que arcar com esta despesa. Em 1 ano de funcionamento, essa penalidade ainda não precisou ser aplicada.
– A distribuição dos itens de entrega parcial é democrática – cada associado leva menos do que o seu pedido original, se necessário.
– A participação no mutirinho não isenta os associados de participações na rede (mutirão e comissão).
– As reuniões do núcleo são marcadas sempre na casa da Tânia em dia pré-fixado.
2.2. Urca (17 associações – 1 isenta)
– O núcleo está no vermelho, precisando de mais 8 associados para sustentabilidade.
– A entrega de frescos tem sido coordenada por 3 pessoas (Miriam, Miatã e Ricardo), que democratizam as faltas de produtos (entregas parciais), mas não preparam as cestas.
– O núcleo tem baixa participação em mutirões, mas este assunto deverá ser resolvido a partir de do acordo feito em reunião no último sábado (30/7), em que pessoas que não participam terão um numero maior de mutirões a atender.
– O grupo está todo participando, com coisas importantes como o site, e existe uma perspectiva de tornar realidade uma comissão de compostagem, que num primeiro momento levantaria quem na Rede faz, e quem quer fazer esta atividade.
2.3 Santa Teresa (25 associações – 1 não associado cadastrado)
– Júlia reportou que o núcleo está bem em termos de participação e integração.
– A distribuição dos itens de entrega parcial também é democrática.
– As cestas também são preparadas por um grupo (“mutirinho”) e as entregas acontecem a partir de 11 horas. Cada associado confere a sua compra e conta e assina, não tendo direito a reclamar posteriormente.
– As pessoas se reúnem muito, conversam sobre o que acontece, há uma integração grande no grupo.
2.4. Botafogo (25 associações)
– Adelina relatou que a entrega de frescos por mutirinhos foi recém-implantada no núcleo (30/7) e está sendo feita por um grupo de associados (7) que ficarão isentos de participação na entrega mensal de secos. As compras são separadas em montinhos e as entregas se iniciaram às 10h. O resultado inicial foi muito bom, embora já vejamos pontos de possível melhoria. A participação no mutirinho não isenta os associados de participações na rede (mutirão e comissão).
– A entrega no Hostel funciona muito bem em termos do espaço disponível – em dias de chuva e muito sol, as condições são menos favoráveis.
– O grupo criado no Whatsapp tem ajudado na comunicação no grupo – entregas e informes gerais.
– O núcleo de Botafogo tem reuniões mensais, de acordo com agenda estabelecida no início do ano, se possível uma semana antes do mutirão/entrega de secos. Nessa reunião, sempre falamos sobre as entregas e damos informes gerais. A participação em 2016 variou de 8 a 18 associados/reunião.
– O voluntariado para Mutirões, Entregas de Secos e Mutirinhos e o Calendário de reuniões se encontra em uma mesma planilha (docs), o que facilita a consulta, a inscrição, a cobrança e a contabilização de participações.
– O núcleo tem funcionado bem com uma boa participação de quase todos os associados.
– Como fato relevante, falamos sobre a horta plantada comunitariamente na Glória, pelo grupo do núcleo com a participação do Vinícius de Santa Teresa. Está sendo montado um grupo de voluntário para a rega e limpeza da horta. Vamos marcar uma visita aberta aos outros núcleos.
– Adelina, como acompanhante das pendências de participação de associados na Rede, pede que os núcleos ajudem na indicação de responsáveis para as atividades que estão demandantes, conforme solicitação já feita por e-mail.
2.5. Vila Isabel (26 associações – 1 não associado cadastrado) – núcleo quinzenal
– Lígia reportou que o núcleo da Vila Isabel hoje é um Núcleo começando praticamente do novo.
– Muitas mudanças ocorreram, novos associados chegaram, as entregas estão muito demoradas, muitos problemas têm que ser resolvidos. A localização é ruim (acesso difícil).
– A possibilidade de um novo núcleo no Grajaú ainda tem que amadurecer e deveria ficar como algo separado.
– Uma pesquisa revelou que a maior parte do grupo quer que o núcleo volte a ser semanal, mas o aumento da mensalidade pode interferir com essa opção. Foi questionado um certo vai e vem de Vila Isabel de quinzenal para semanal, tendendo vários a não comprarem, o que torna problemática a contratação do motorista e da responsável pela entrega. Importante isto ser bem discutido no grupo, para que a definição por semanal dure.
– Também a participação precisa se desenvolver mais no núcleo.
– Como responsável pela Acolhida Regional, Lígia solicitou que os núcleos deem a ela um retorno sobre a efetivação dos que fizeram a acolhida como associados. O retorno foi muito positivo, tendo se sentido uma mudança de mentalidade das pessoas que chegam, resultado do entendimento correto das características da Rede Ecológica, abordadas na acolhida. O grupo reforçou a importância das 2 reuniões de acolhida, já que há muita informação a ser pensada.
Ligia sente falta de um retorno sobre as pessoas encaminhadas, se integraram à comissões, como ficaram.
– Ao longo das conversas, ficou claro que a interação com os produtores, por um lado, deveria receber uma atenção específica em termos de reunião, o que poderia configurar uma terceira reunião da acolhida.
– Outra ideia é fazer, depois de 4 meses, uma retomada com os que foram acolhidos, para perceber com mais clareza como estão as coisas. Estas questões ficaram ainda em aberto.
2.6. Itaipava (18 associações) – núcleo mensal
– Denise reportou que a regionalização de Itaipava caminha bem, com a possibilidade de se ter entrega de frescos (Brejal) na escola antroposófica, sendo que a maior parte dos associados atuais da rede estão ligados a essa escola.
– A entrega de secos funciona da seguinte forma: cada associado pega a sua compra, faz a sua conta, confere e paga. Esta metodologia deu maior agilidade à entrega que antes terminava às 17 h.
2.7. Vargem Grande (22 associações) – núcleo mensal
– Annelise (anteriormente do núcleo da Freguesia) informou que o núcleo está sofrendo grandes mudanças e que o grupo está passando por dificuldades de agenda para participação na Rede Ecológica em vista das propostas em andamento de criação do Vargem Maravilha, que pode interferir em muito com os pequenos produtores agrícolas.
– Foi apontada a necessidade desta questão ser tratada, já que tem havido uma ausência de representantes na CG, o cadastro não está preenchido e não houve quase presença nas assembléias regionais.
– A problemática de Vargem Grande deverá ser discutida pelo núcleo, vendo que saídas pensam. A próxima assembleia da zona oeste, em setembro, ajudará a clarear a situação.
2.8. Niterói (20 associações)
– O núcleo está no vermelho, precisando de, no mínimo, mais 2 associados para sair do mesmo.
– Ana Carmelita e Rosângela comunicaram que, a partir de agora, a Ana passa a ser a representante na Gestora e a Rosângela a sua suplente.
– Renato passa a acompanhar a Família Hattori.
– Niterói também faz suas entregas no estilo de “mutirinho”.
3 – Teto de compras – foi aprovada pelo grupo a alteração do teto de compras por associado, ficando da seguintes forma:
– o novo limite de compras de secos será de R$500,00 por associado;
– o limite de frescos ao longo do mês será também de R$500,00 total, havendo flexibilidade.
4 – Próxima Assembléia – Zona Oeste (Campo Grande / Vargem Grande) – data a ser definida em setembro.