Blog

Entrevista da pesquisadora da UFRRJ, Débora Lerrer: “Kátia Abreu e Blairo Maggi estão unidos pelos interesses de classe”

Débora Lerrer, Pesquisadora da UFRRJ diz que ausência de uma reforma agrária digna desse nome foi um “tiro no pé” dos governos petistas, ajudando a pautar a sociedade pelo agronegócio e a fortalecer a oligarquia ruralista.

Em entrevista ao De Olho nos Ruralistas, Débora Lerrer diz que nos tornamos uma sociedade mais conservadora. “Politicamente pautada pelo agronegócio, e não pela reforma agrária”. Ela é professora do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Débora é uma das autoras de um livro que está sendo editado – com previsão de lançamento em 2017 – pela Universidade Federal da Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul, sobre a política agrária nos governos Lula e Fernando Henrique Cardoso.

Com mestrado em Comunicação Social, na USP, e doutorado no próprio CPDA, ela diz que houve uma decisão política de não se dar visibilidade ao problema agrário brasileiro. Aqui ela fala do histórico de fraudes no campo brasileiro, da compra de terras por estrangeiros, da derrubada de Dilma Rousseff pelos ruralistas e do modelo do agronegócio (definido pelo professor Guilherme Delgado como um pacto político), apoiado por todos os últimos governos: “Kátia Abreu e Blairo Maggi disputam a representação do setor, mas vão se unir quando qualquer política agrária séria surgir para ameaçar os interesses de sua classe. E é só com esse tipo de política que o Ministério da Agricultura deixará de ser hegemonicamente o Ministério do Agronegócio”.

Leia a integra do artigo no link:
http://outraspalavras.net/deolhonosruralistas/2016/10/10/debora-lerrer-katia-abreu-e-blairo-maggi-estao-unidos-pelos-interesses-de-classe/