Blog

Resultado da pesquisa sobre Agroturismo junto a associada(o)s da Rede

Avaliação da pesquisa de Agroturismo
Paulo Roberto Jansen (Botafogo) analisou os dados:
“A pesquisa de agroturismo foi respondida por 48 associados, o que representa uma participação considerável, atingindo todos os núcleos da Rede.

Não tínhamos expectativa de participação de todos os associados, mas de uma quantidade representativa que pudesse servir para alguns levantamentos.

A seguir um resumo dos principais resultados com relação aos respondentes.

Núcleos participantes:

https://lh4.googleusercontent.com/Adrjif2jxdeyGPMnU_0lDK6stiQXlMYxUta8mpIXJfF3onOCec60mB4gPBRCL9Uslbetsy_a1F3lchW6lZGg9W9xv4kCPLL0oS7cVRu6LpGrLLdzECXzBTapKXW8SlbTNmEoQQgT

 

Todos demonstraram interesse em fazer visitas a produtores da Rede, sendo que 6 não se interessam em conhecer agricultores que não sejam da Rede.

A grande maioria se interessa por atividades relacionadas ao plantio, sendo que uma grande parte também se interessa por oficinas de aprendizagem, atividades de integração e visitas de reconhecimento, nesta ordem.

Quanto ao tempo de duração a prioridade é para atividades de um dia (80%) ou meio período, com preferência para o sábado ou domingo. Sendo que 17 pessoas (35%) teriam disponibilidade para permanecer por 2 dias.

A periodicidade preferida para as atividades é trimestral, sendo que a grande maioria prefere ficar hospedado na casa dos agricultores.

Pelo menos metade possui meio de transporte próprio, podendo transportar de 2 a 5 pessoas. No entanto um número baixo se dispõe a emprestar o veículo ainda que não participe da visita (10%).

Contribuições para as atividades
Dentre as contribuições que podem ser feitas por cada um, destacam-se as disponibilidades de: materiais para acampamento, colchões, máquinas fotográficas e filmadoras. Além de pessoas com conhecimento em agroecologia, educação ambiental, horta, permacultura. Alguns disponíveis a desenvolver atividades/oficinas. Além das disponibilidades de veículos já mencionada.

Sugestões relevantes:
Atividades que incluam crianças (sugerida 3 vezes)
Criar uma frequência de visitas, para criar hábito
Deixar legados das visitas para os produtores (apoio técnico, vídeos, construção, plantio)
Preocupação com as condições do local da visita (infraestrutura, higiene, limpeza)”

 

Sem duvida, estas conclusões ajudarão muito à comissão de agroturismo. Parabéns!