Blog

Relato da visita ao Pedras Altas / Brejal em 28/10/2016

“O objetivo da visita foi de em primeiro lugar verificar se havia alguma problema com o transporte, já que a Julia Stadler tinha sido interpelada pelo Ailton (motorista do caminhão) na feira de sábado passado, e também ver as possibilidades do Alexandre, produtor de Paraíba do Sul, entregar para a Rede através do Pedras Altas, principalmente frutas. Só para lembrar, o Alexandre entregava para a Rede por intermédio do Douglas (ovos, algum queijo frescal, frutas, legumes e hortaliças), já foi visitado por nós que vimos sua produção, extensa e bastante diversificada. Ele faz um manejo exemplar na propriedade, tem galinhas, vacas, pomar e horta e consegue produzir sem comprar nenhum insumo.


Fomos eu (Denise), Julia Eleana e Christine, combinamos com o Alexandre de nos encontrar lá. Conversamos com Geraldo, Levi e Joel primeiro sobre o transporte: Joel disse que o Ailton não tinha nada o que falar, não é problema dele. A combinação com o Ailton é que pagam R$250,00 pelo “lugar” no caminhão, independente do volume transportado; agora com a baixa na produção não está sobrando muito para eles mas estão assumindo isso como uma coisa normal, são os altos e baixos. Levi lembrou que, quando do rompimento com o Douglas, tinham muito produto sobrando por causa da interrupção das feiras durante as olimpíadas, de lá para cá replantaram muitas coisas (alfaces diversas, cenoura, etc.) e estão esperando crescer. Perguntei se o preço que a Rede está pagando está cobrindo o transporte, Joel disse que sim, sem problemas, que o preço está “bacana”. E se o Ailton continua recebendo seus R$250,00 pelo transporte não tinha mesmo nada a falar, está tudo certo.

Quanto ao Alexandre, a ideia da Julia Stadler era que ele combinasse o transporte dos seus produtos junto com os do Pedras Altas, e por isso o encontro lá, mas Levi, Geraldo e Joel propuseram que ele integre o grupo, assim pode completar em quantidade o que eles não têm suficiente (por exemplo a cenoura, estão com pouca) e ainda fornecer as frutas, ele vai ter muita manga (muita mesmo!) começando daqui a uns 40 dias. Combinaram entre eles, Alexandre vai passar a disponibilidade para o Joel no domingo à noite e Joel verá o que poderá ser incluído. Explicamos que o Pedras Altas tem prioridade e que Alexandre entrará para complementar, exceto pelas frutas.

Achamos bacana a atitude inclusiva do Levi, Geraldo e Joel que espontaneamente fizeram a proposta do Alexandre integrar o grupo, nem estávamos pensando nessa possibilidade mas realmente facilita tudo, inclusive o pedido. Nós continuaremos em contato próximo com o Alexandre porque combinamos que ele vai fornecer quinzenalmente para o nosso núcleo. Conheço o Alexandre desde que comecei a acompanhar o SPG Brejal (2011), ele é uma boa pessoa e tem produtos muito bons, e desde aquela época ouço ele dizer que perdeu boa parte da produção por não ter como escoar, por exemplo acabou de perder toda a produção de tamarindo que secou no pé (um pecado!). O acompanhamento dele será feito assim sem problemas.”