Ângela Prado (Nova Iguaçu) e Miriam Langenbach (Urca) se reuniram em 5/3/2018 com Mariella Rosa, coordenadora da Escolinha de agroecologia, com resultados muito proveitosos:
Ela nos indicou vários produtores na região, que poderiam fortalecer as compras de frescos do núcleo de Nova Iguaçu que está começando a todo vapor, em caráter quinzenal.
Foi disponibilizada a possibilidade de no curso da Escolinha termos espaços de uma manhã e tarde para abordar o consumo e as propostas/atividades da Rede Ecológica.
Disponibilizou a presença de um representante da Rede Ecológica no curso de Hortas, durante uma hora para falar da questão do consumo/Rede Ecológica. Acontecerá no dia 28 de março e Ângela Prado estará presente, representando a Rede Ecológica.
Conversamos sobre a difícil realidade financeira da escolinha que até 2017 não cobrava nada de seus alunos, sempre preocupada em incluir e possibilitar o acesso a pequenos produtores.
Ao longo de 2017 a Rede Ecológica contribuiu com a compra de secos necessários para o almoço dos dias do curso.
Pensamos ainda em fazer neste próximo mês uma coleta de contribuições financeiras por integrantes da Rede para não deixar fechar uma das iniciativas mais originais e significativas da formação popular em agroecologia do país. Praticamente inexistem iniciativas deste tipo possivelmente em caráter mundial.
Estamos então colocando a seguir a carta enviada aos alunos, ex-alunos por parte da Mariella relatando a situação e pedindo colaboração. Pensamos em colocar neste próximo pedido sob a rubrica Doação para a escolinha de agroecologia cotas a partir de R$ 10,00 como fazemos mensalmente para o Programa Campo Cidade se dando as mãos na baixada fluminense. Contamos com vocês! E por favor, compartilhem com seus amigos e conhecidos!
“Prezados parceiros e ex-alunos da Escolinha de Agrecologia de Nova Iguaçu,
Feliz ano novo agroecológico para todos!
Antes de mais nada, gostaríamos de agradecer muitíssimo a todos os ex-alunos e parceiros que nos ajudaram durante o ano de 2017 com suas contribuições. O ano de 2017 foi novamente um enorme desafio para a Escolinha de Agroecologia. Devido ao confuso quadro que se apresenta em nosso país, foi-nos impossível captar recursos de onde sempre buscamos. O apoio de vocês todos foi fundamental para que pudéssemos concluir as atividades da Escolinha no ano passado. Além das doações dos ex-alunos, fomos à luta: vendemos camisetas, livros, mudas, mel, geleias, cobramos almoço de convidados, passamos o chapéu entre os alunos … só não vendemos a mãe, e nem a alma ao diabo.
O desafio dos dois anos passados continua presente em 2018: conseguir recursos financeiros para manter-se funcionando. Novamente, estamos atrás de novos canais de captação de recursos, mas ainda não temos nada de concreto. E precisamos iniciar nossas atividades em março!
Estamos felizes porque conseguimos fechar o ano com um saldo positivo de R$ 244,34 (duzentos e quarenta e quatro reais e trinta e quatro centavos)! Vejam nosso balanço no arquivo anexo. Mas logicamente, precisamos de mais. A Escolinha precisa levantar minimamente de R$ 7.500,00 a R$ 8.000,00 para manter-se funcionando até dezembro.
Desta forma, voltamos novamente a solicitar a ajuda de todos. Em 2016 foi aberta uma conta poupança no Banco do Brasil para que possam ser recebidas doações para botar a Escolinha para funcionar. Desde apenas R$ 1,00 até o infinito, qualquer doação será bem-vinda. Pela Escolinha já passaram cerca de 600 alunos. Se cada um doar R$ 10,00, já teremos a maior parte de nossas despesas garantidas.
Lembro a todos que a conta foi aberta em nome de três pessoas físicas, pois no momento não podemos arcar com as despesas de criar uma entidade com CNPJ, além das tarefas de rotina que isso implicará.
A conta é do Banco do Brasil (conta-poupança):
Agência 81-7 Conta 212894-2 variação 51
A conta está em nome de: Maria Conceição Rosa (734 322 377 15), Rudá Mendes e Renato Baldez.
(Obs.: O número da conta mudou em relação ao ano passado, pois a nossa agência foi transformada em agência exclusiva para pessoas jurídicas, e nossa conta migrou para nova agência, recebendo novo número).
Caso queira receber a prestação de contas com regularidade, basta enviar-nos cópia do comprovante de depósito. Caso contrário, enviaremos os balanços semestrais para todos, independente de qualquer comprovação de auxílio. Além do mais, nosso livro de contas está à disposição de qualquer um que queira consultá-lo.
A Escolinha de Agroecologia agradece todo apoio que for possível.
E vamos que vamos, Escolinha de Agroecologia – Ano 12 !!!
Abs
Mariella”