Blog

Visita ao sitio de Lucia Geoffroy (SPG)

Segue o relato de Guilherme Costa sobre a visita ao sitio de Lucia:

“Por acaso semana passada João me chamou para a visita do SPG no sítio da Lúcia Geofroy, do SerOrgânico, que também produz ovos caipiras. Compartilho o relato da visita com vocês e encaminho algumas fotos!

Relato da visita do SPG Lúcia Geofroy

Minha visita começou conversando com João Pimenta, a caminho do sitio da Lúcia. João me contava como que há 15 anos a região envolta da Via Dutra, por onde passávamos, era área de plantação e que a proposta da empresa que comprou essas terras – que hoje são degradadas – é de construir muitos outros galpões como o que já está construído. Entrando para o lado de Santa Sofia, do outro lado da pista, passamos por mais 1 ou duas empresas, que me pareciam ter se instalado recentemente ali. Tirei foto de uma, que mando em anexo.

Já no sítio da Lucia, visitamos primeiro a parte de beneficiamento. É uma área específica para isso, toda azulejada, com porta vai e vem e todas as passagens de ar com rede para insetos. Um outro cômodo é específico para os potes já higienizados. Ela tem uma processadora de alimentos, que faz as polpas e um dessecador, que faz os produtos secos. Comentou sobre seu processo de preparação dos alimentos, onde as frutas são higienizadas diversas vezes antes de entrarem nas “máquinas”, mostrando a logística de como isso ocorre.

 

Na visita pela propriedade, foi uma degustação de sabores e saberes. Eram 5 agricultores e eu, experimentando, colhendo mudas e conversando sobre a diversidade de plantas que tinham ali, seus usos, formas de propagação, variedades, importância e o que mais dava na telha. De arbóreas lembro da canela, araçá, goiaba, abacate (mais de uma variedade), seriguela, acerola, amora, cajá, muitos cítricos, coco, mangueiras e certamente muitas outras que não lembro. Sem duvidas foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora para mim, além da ressignificação das dificuldades que passam. Em Seropédica a problemática com a industrialização e as queimadas é muito grande – Lucia comentou que no ano passado uma queimada devastou boa parte de suas frutíferas. Das 300 mudas de coco que plantou, umas 20 pareciam ter sobrado. Também mando em anexo uma foto de parte da área queimada ano passado.

Além da plantação e beneficiamento, há a produção de ovos caipiras. Recentemente, comprou diversas galinhas caipiras negras, que ficam soltas boa parte do dia, onde ciscam frutas caídas, ervas e o que mais as interessa, sendo presas apenas a noite. Ainda estão jovens para a produção de ovos e há um galinheiro na parte baixa do terreno, mas a ideia é que outro seja construído mais em cima. Pode ser uma futura alternativa de ovos para a rede.

Bem, e no final da visita uma longa papelada foi preenchida, tendo uma específica para cada certificação – vegetal e beneficiamento. Perguntava sobre forma de produção, beneficiamento, de onde vinha a agua e várias outras coisas. Conversamos um pouco sobre os pontos e vimos toda a documentação e os registros que ela tinha sobre as vendas.