Blog

Maravilhoso mutirão no CAC

Relato do Mutirão no CAC, de 27/março/2018

Na terça-feira dia 27 de março teve um mutirão no Quintal do CAC – Centro de Ações Comunitárias de São João do Meriti, como parte das ações do Programa Campo-Cidade se dando as mãos, da Rede Ecológica. O tema principal foi a compostagem e as sementes.

Pelo CAC estavam presentes as crianças e as professoras Roselane e …(do turno da manhã) e Kesia (do turno da tarde). Pela manhã vieram cerca de 8 pais/mães e à tarde somente 2. Da Escola Presidente Kennedy estava presente a voluntária Sarinha. As voluntarias do CAC Lucimar e Sandra (mães de ex-alunos) estavam como sempre dando suporte às atividades. Pela Rede Ecológica vieram Milca e Bibi (da comissão de cozinha), Zolmir (do Verdejar), Antunes (motorista da Rede e assentado), Ítalo e … (da APAC-Associação dos Produtores Autônomos da Cidade e do Campo de S. João do Meriti, e se integrando ao novo nucleo de São João de Meriti).

O mutirão foi marcado durante a semana (e não no sábado) para ter a participação das professoras e crianças da escola e também para tentar envolver mais os pais e mães dos alunos.

A compostagem e o trabalho em torno da questão do lixo e do saneamento foram definidos como prioridade para a Educação Ambiental deste ano no CAC.

Em dezembro do ano passado houve uma ida do Paulo (Campo Grande),integrante da Fundação Xuxa que doou uma grade para a compostagem e ensinou como fazer. Em fevereiro as professoras abriram o composto pronto para mostrar às crianças. Para a compostagem as crianças estão trazendo restos de comida das casas, que estão sendo armazenados em baldes de 15 litros com tampa reaproveitados (de margarina, conseguidos em padarias e casas de bolo). E as professoras têm trabalhado com os alunos a problemática do lixo.

Neste mutirão de março, na parte da manhã foi remontado um composto de grade e à tarde foi montado um composto de leira.

Em cada período foi feita uma visita ao quintal do CAC com as crianças e os pais/mães de alunos que participaram. De manhã colhemos quiabo e vinagreira/azedinha, além de beldroega para o almoço. Várias pessoas trouxeram sementes e mudas, que foram mostradas às crianças e plantadas. Várias mudas e sementes foram doadas, de fruteiras (tamarindo, caju, limão, mamão), de couve, salsinha, gengibre.

O CAC conseguiu que a prefeitura desentupisse os encanamentos de escoamento pluvial que atravessam o terreno. A prefeitura também colocou tampas em caixas de passagem que estavam abertas.

Uma professora e 6 jovens, alunos da Escola de Música da Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense estiveram presentes para ver como se faz o composto, pois estão querendo fazer uma horta na escola deles. A Escola de Música é parceira do CAC, trazendo crianças e jovens para tocar em festas e eventos no CAC.

Na hora do almoço conversamos sobre o orçamento de captação de água da chuva para irrigação do quintal. Zolmir (do Verdejar) fez um primeiro orçamento e vimos que o mais caro é a caixa d’água e a colocação da calha no telhado. Mas vimos que há outras demandas que precisam também ser ponderadas para tentar conseguir os recursos. Está fazendo falta uma bancada com uma pia mais baixa para as crianças lavarem as mãos e poderem lavar seus copos, etc. Outra demanda é a recuperação do prédio da antiga biblioteca para ser um espaço para passar filmes (talvez uma extensão do cineclube do Conexão das Artes), assim como para festas e outras atividades em dias de chuva.

A proposta é tentar conseguir materiais doados para baratear os custos, mas também buscar recursos para melhorar a infra-estrutura do CAC.

Com relação ao mutirão, a proposta é realizá-lo a cada dois meses, mas o próximo ainda precisa ser marcado.

A comissão de cozinha vai fazer uma oficina sobre bebidas, para pensar alternativas aos refrigerantes e bebidas ultra-processadas que são levadas pelas crianças como merenda.

O trabalho no quintal do CAC está sendo reforçado com a criação do grupo de consumo em São João do Meriti.