Blog

Relato da reunião da CG

Segue o relato da reunião da comissão gestora realizado por Talita Castro ( Santa)

Presentes: Miriam e Solange – Urca; Tânia, Beto e Brígida – Humaitá; Paloma, Sandra e Talita – Santa Teresa.

Pauta:

Finanças

– informes sobre o relatório financeiro;

– discussão sobre núcleos sem representantes na comissão de finanças

– regras e monitoramento da meia associação

Deliberações:

Humaitá está com dificuldade de concluir os relatórios financeiros, possuem relatórios incompletos desde novembro.

.Vários responsáveis pelas finanças dos núcleos não mantém a continuidade do trabalho, fazendo as correções e o acompanhamento da sustentabilidade,

prejudicando a atualização dos relatórios financeiros​

– Proposta para incentivar a autonomia dos núcleos em relação à sua própria sustentabilidade – a ser discutido: cada núcleo passaria a cobrir todos os seus custos. Atualmente, o dinheiro arrecadado para a entrega cobre os pagamentos do responsável e do transporte. O que sobra é depositado para a Rede pagar os produtores, mas se há um déficit nesse valor, o núcleo não se responsabiliza em cobrir. Nesta proposta, os núcleos teriam que cobrir este déficit. E a Rede teria que rever a cobrança da margem de 3%.

​Alguns núcleos sem representantes nas Finan​ças correspondem aos que estão sem gestores.

Habilidades pra fazer parte da comissão de finanças: conhecimento básico em Excel e troca de mensagens por e-mail.

– Proposta de andamento para encaminhamento dos relatórios financeiros: fazer um atual e um antigo. Iniciar com outubro e janeiro. Assim, não se perde a memória recente.

A mensalidade dos produtores vinculados aos núcleos da região metropolitana, mais especificamente Caxias e São João, pagam 10 reais e produtores vinculados aos núcleos regulares da Rede pagarão 20,00.

Para implantar a meia associação, é necessário que o núcleo apresente um estudo de viabilidade baseado na realidade, nas escolhas que os Cestantes farão se houver a meia associação.

Quem tem subsídio na mensalidade – responsável Finanças, responsável Logística e coordenação da Rede, responsáveis pelas entregas dos núcleos, – pagarão 50 reais e terão direito a consumir 500 reais. Dúvida: isso só nos núcleos com meia associação, ou em todos?

Nos núcleos quinzenais e mensais o responsável pelas entregas paga meia associação do valor cobrado no núcleo. ​

Pauta:

Junção Botafogo e Humaitá

Deliberações:

Precisam fazer uma reunião para se entenderem quanto ao funcionamento do núcleo e para tirarem os responsáveis pela Gestores e Finanças.

Algumas pessoas saíram, outras migraram para outros núcleos.

Beto trouxe a proposta de estender o núcleo Glória, que atualmente atende apenas o Quaresmeiras, para quem ficou “sem núcleo” é o caso dele e Ana Galízia, que irão acompanhar a feira da Glória pela Logística​

. Isso foi aprovado levando em consideração as limitações dessa proposta quanto ao número de pessoas a se vincularem a este núcleo. Será um núcleo sem custo de transporte e de representante.

Pauta:

Balanço das participações dos núcleos não sustentáveis, como proceder?

Deliberações:

No geral, a Rede está com um panorama positivo de participações.

Núcleos de Grajaú, Niterói, N. Iguaçu e V. Grande estão com pendência nas participações e deverão apresentar seus quadros a respeito.

– Proposta para resolver a falta de participação na Comissão Gestora e de Finanças: 2 pessoas da Comissão Gestora participarão de uma reunião de núcleo nos núcleos sem representação nessas comissões, para falarem da importância dessas participações e para saírem de lá com os nomes das pessoas que irão compor as comissões.

No caso do Grajaú, em que se quer destacar a importância da compra de frescos pensou-se na presença de uma das coordenadoras do acompanhamento de frescos estar presente. Pensou-se ainda na presença de Talita Castro, já que seria interessante que estes representantes sejam escolhidos pelo grupo. Talita ficou de trazer uma proposta de dinâmica para este tipo de escolha. .

Pauta:

Logística

-como ficará a organização da comissão daqui pra frente

-revisão de alguns pagamentos dos motoristas

-transporte Itaipava/ Bemposta para a entrega de secos

-nova função da Joana e do responsável pelas entregas do Grajaú

Deliberações:

A comissão de logistica tem 3 frentes:

A primeira voltada para o acompanhamento da feira da Glória e a infraestrutura, será composta por 4 pessoas: Cida Costa (Grajau)ficará responsável pelas trocas de e-mail; Beto, Ana Galízia e Mário Freitas (Urca) se revezarão na feira da Glória. Sendo assim, cancelou-se o pagamento ao responsável pela Logística e decidiu-se que os participantes terão isenção da associação.

A segunda frente é a comissão do Mutirão, integrada por Haydée Cunha, Sol Libman e Davi Carioni, todos do núcleo Humaitá.

E finalmente a recém-retomada comissão de Reaproveitamento de embalagens, que conta com Miriam Barreto (Santa), Rodrigo Bartolo (Humaitá) e Joana Freitas (Humaitá).

Joana foi deslocada para a comissão de reaproveitamento e acompanhamento dos produtores que trabalham com devolução dos vasilhames.

O atual responsável pelo Grajaú não está dando conta do trabalho, mas também é uma pessoa importante para o núcleo. Então, como a comissão pós-mutirão não tem funcionado bem porque a principal função é fazer uma faxina no local, propusemos que ele seja contratado para fazer esta faxina e para também apoiar todo mutirão, assim, garantimos a presença de pelo menos 1 homem para ajudar. Ele receberá 60 reais por dia trabalhado além do transporte (serão 2 momentos).

O motorista Antunes fará as entregas de frescos dos núcleos Urca e Humaitá e de secos do Humaitá e de S. João de Meriti, a partir de junho.

Outro motorista será contratado para fazer os secos da Urca.

Com a saída do produtor de ovos Luis Henrique, não é mais necessário o transporte das caixas de ovos até a feira da Glória, que era remunerado. A partir de agora, os produtores pegarão as caixas diretamente no mutirão, ou então haverá o transporte solidário, em situações que for necessário.

Devido ao alto custo do transporte de Bemposta até o Grajaú para a entrega de secos, estes produtos serão entregues apenas na feira da Glória. Eles continuarão nas chamadas de secos, mas ao invés de irem para o Grajaú pro mutirão, virão diretamente para a feira da Glória. Apenas o núcleo de Caxias continuará sem acesso aos produtos.