Blog

Na 10a Feira da Reforma Agrária haverá o Lançamento do Novo Caderno de Receitas da Rede Ecológica

Organizado pela Comissão de Cozinha da Rede, o Caderno de Receitas é fruto das Oficinas de Cozinha do Programa Campo e Cidade se Dando as Mãos da Rede Ecológica.
As oficinas são uma atividade complementar à formação de novos grupos de consumidores para compras diretas de agricultores familiares na Baixada Fluminense. São inspiradas também nos princípios do Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, de 2014) e na campanha Comida de Verdade do FBSSAN – Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
Aproveitando a reedição do Caderno de Receitas, a Carta Semanal passar a publicar uma receita a cada semana e convida a todos os cestantes a compartilharem as suas! Veja a TORTA DE BANANA da Milca (Núcleo Grajaú).

TORTA DE BANANA

(Esta receita, de domínio público e com adaptações, foi escolhida pela riqueza da fruta, comum em toda agricultura familiar, é de custo acessível e encontrada facilmente)

INGREDIENTES:
2 dúzias de banana d´água bem maduras
1 xicara (chá) de castanha do pará grosseiramente trituradas (cerca de 200 gramas)
1 colher (sopa) de canela em pó
2 colheres (sopa) de açúcar demerara, cristal ou mascavo (opcional)

MODO DE PREPARO:

Distribua metade das bananas sem casca em uma forma, preferência por pirex de +/- 7 cm de altura) apertando uma nas outras com as pontas dos dedos até completar toda a superfície. Salpique metade do açúcar, canela e castanha. Repita mais uma camada da mesma forma.
Leve ao forno alto por uma hora aproximadamente. Durante o cozimento as bananas crescem. Para evitar que transbordem ocupe somente 2/3 da forma.
NOTA:

Pode-se substituir a castanha do pará por outra semente disponível: abóbora, girassol, barú, avelã, nibs de cacau etc.

veja também:

http://ecosdarede-receitasecologicas.blogspot.com/

1ª. Oficina de Cozinha do Projeto Campo e Cidade (local: CAC- São João de Meriti): https://www.youtube.com/watch?v=5GBMhs1Z9hQ&feature=youtu.be