Blog

As Visitas aos Assentamentos - Retomando as propostas do encontro de final de ano da RE

No encontro de avaliação e planejamento da rede ecológica que ocorreu em novembro na Casa Anitcha, uma das prioridades deliberadas foi a de criar estratégias de fortalecimento dos movimentos sociais, especialmente do MST, como forma de resistência e visibilidade das ações do movimento, inclusive para os cestantes da rede. Daí, inclusive, a proposta da visita aos assentamentos de quem compramos ter uma organização pedagógica e ser uma ação de caráter político, informativa e de partilha de saberes. Conhecer para respeitar! Buscar caminhos conjuntos e estratégicos para apoiar e dar visibilidade às açoes do MST e fortalecer os princípios da Rede Ecológica.
Uma das atividades definidas foi a organização de visitas ao assentamento Terra Prometida (COOPATERRA), produtor da rede, localizado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Para pensar e organizar esta proposta foi criada uma comissão com representantes de diferentes núcleos.
A proposta é que as visitas sejam mensais e que a cada encontro um núcleo fique responsável pela sua articulação.
A primeira visita será dia 13 de janeiro, domingo  e terá o núcleo Campo Grande como responsável.
A programação esta sendo definida com a comissão e os representantes do assentamento e logo logo divulgaremos aqui.

Para dar certo, é necessário apoio de todas(os), para divulgarmos nos núcleos, pois teremos no máximo 30 vagas.
A ideia é sair uma van de Campo Grande e se tivermos outros interessados, organizar outra van para sair de um local mais central.

Será uma oportunidade única de estarmos em comum-união com quem planta e colhe comida de verdade, conhecer a história de resistência do assentamento e participar de forma propositiva em uma rede que se propõe a ir além das compras coletivas. Vamos juntxs!!

Os interessados podem fazer contato com ——-

Para finalizar, temos a missão de construir o calendário anual das visitas para facilitar a organização da atividade pela comissão. Os gestores dos núcleos farão contato para verificar as disponibilidades.

Abraço em todxs e que 2019 nos encontre com coragem e esperança!