Blog

O Assentamento Terra Prometida

O assentamento Terra Prometida está desde 2006 na região de Duque de Caxias, próximo à reserva florestal de Tinguá, na baixada fluminense. É composto por um grupo de trabalhadores rurais organizados a partir do MST, tendo chegado àquela área após árduas batalhas pela conquista do direito à terra.

Iniciaram com ocupações em Japeri e Miguel Pereira, de onde foram desalojados. Foram transferidos para Santa Cruz de onde foram deslocados para a ocupação pela CSA (Companhia Siderúrgica do Atlântico), empresa que tem gerado muitos problemas ambientais na região.

No assentamento, estão dezenas de famílias que ainda praticamente não têm nenhum apoio do poder público, que há anos os faz esperar para que possam dar prosseguimento à construção de suas casas, à instalação de luz, a colocar em condições sua estrada de acesso, assim como o preparo do solo – em grande parte inadequado para cultivo. Também não tem tido qualquer assistência técnica por parte do ITERJ – Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro, órgão ao qual estão vinculados.

As compras deste assentamento por parte da Rede Ecológica se iniciaram em 2011 e a viabilização das mesmas também se deu graças ao apoio significativo de um dos motoristas da Rede, o Antunes, que cobra um baixíssimo preço para seu transporte.

O vídeo Campo e Cidade se Dando as Mãos,dirigido há alguns anos por Noilton Nunes, mostra um pouco mais da realidade desses agricultores. Atualmente estão com o acompanhamento de técnicos do SEBRAE para o projeto de implantação da tecnologia do PAIS-Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (mandala com galinheiro). Através deste projeto serão certificados como orgânicos. Montaram uma associação com as famílias que estão no projeto do PAIS e no processo de certificação para o selo orgânico.

Importante sinalizar e estarmos atentos e reflexivos que este projeto está acoplado a Danone, que está utilizando para seus produtos água da reserva de Tinguá e em contrapartida se comprometeu a apoiar os agricultores do entorno.

Outra conquista importante dos últimos anos é a criação de uma cooperativa – Coopaterra – que comercializa produtos do assentamento, sendo que o grupo de mulheres Empório da Chay e grupo do assentamento Campo Alegre que prepara fitoterápicos. Terra Prometida é a sede da cooperativa. Em 2016 através de uma vivencia para jovens franceses organizada anualmente pela ONG francesa AMAR, foi construído no assentamento uma cozinha em sua sede, que recebe visitas.

A Rede Ecológica definiu que em 2019 estará visitando o assentamento uma vez por mês.