Blog

O que é a Comissão Gestora?

Você conhece os/as gestores/as de seu núcleo? Já conversou com eles/as? Você já foi a uma reunião da Comissão Gestora?

A Comissão Gestora se propõe a ser a união da Rede através de representantes de cada núcleo – a idéia é que sejam 2 – que juntos possam discutir e definir os caminhos. É nossa instância coletiva máxima, que se reune algumas vezes por ano.

Não é fácil esta Comissão funcionar, porque ela geograficamente está distante, já que são 10 núcleos, distantes entre si (nas Zona Sul, Norte, Oeste, na Baixada Fluminense e em Niterói). Muitos quilômetros nos separam, as realidades são bem diferentes. O que há em comum é a busca por um alimento saudável, pela segurança alimentar para todas e todos, e que desenvolvamos práticas mais respeitosas com nosso planeta, traduzidas através dos 3 R’s: reduzir o consumo para o que é de fato necessário, reaproveitar ao máximo o que nos cerca e reciclar nosso alimento através da compostagem.

Nos primeiros anos da Rede Ecológica funcionamos através de assembleias semestrais que reuniam aproximadamente 20 pessoas. Agora cada vez mais ganha força a reunião de núcleo e com isto a possibilidade da vida dos núcleos florescerem e com isto alimentar a Comissão Gestora.

Assim já teve ano em que o tema principal foi a regionalização, que de fato está acontecendo, estimulando as regiões a se tornarem autônomas, mas preservando os princípios e a união. Passamos o ano visitando os núcleos para lá fazermos nossas reuniões, conhecendo-os melhor. Outro ano girou muito ao redor da criação do Programa Campo e Cidade dando as mãos na Baixada Fluminense. Este ano de 2019 é um ano voltado para fortalecimento dos nossos laços com movimento sociais de quem planta, principalmente o MST e assim várias iniciativas neste sentido foram pensadas pela Comissão Gestora, como as visitas mensais ao Assentamento Terra Prometida, aumentar o número de produtos que compramos dos assentamentos e desenvolver uma rede de apoio no exterior para divulgar a realidade do MST.

Você sabe onde estão nossos núcleos? Vale a pena visitar um núcleo que não seja seu.

Estamos inaugurando um espaço nesta carta semanal em que os núcleos vão falar cada um de sua realidade, seus desafios, suas alegrias.

Em 2019 vamos atingir a maioridade – 18 anos de vida que deram certo, que dão certo. E os núcleos e a Comissão Gestora, sempre em busca da autogestão tem ajudado a fazer isto acontecer.