Blog

Relato da reunião do CAC-Centro de Atividades Comunitárias

Visita ao CAC (São João de Meriti, 2016)

A descoberta do Centro de Atividades comunitárias (CAC) em São João de Meriti se deu a partir de um pedido de apoio. Foi quando a Rede Ecológica se aproximou de uma escola com características bastante especiais, na sua metodologia e na capacidade de manter sua propostas ao longo dos seus 30 anos, numa região conturbada.
Com um quintal especial, que já tinha muitas árvores frutíferas e um potencial importante para plantio, a perspectiva de influenciar os trabalhos dos professores e a cultura alimentar de alunos e pais foi um novo estimulo para alguns(as) associada(o)s da Rede Ecológica.
Assim a Comissão de Cozinha encontrou seu espaço numa cozinha ali existente e praticamente desativada, e um associado da Rede que mora na região assumiu os cuidados com o quintal.
Desde, então, a organização de mutirões acontece para fortalecer o quintal e o trabalho de integração com o CAC.

Estiveram presentes na reunião: Milca e Beth Bessa (Grajaú), da Comissão de Cozinha (Campo e Cidade se dando as mãos), representando a Rede; Adriana (diretora) e 2 professoras; Rafael (universitário, desenvolvendo um trabalho na área de agrofloresta; Bruno (estagiário); Sandra e Raquel (voluntárias); Jussara (professora aposentada de artes) e Cristiane (Secretaria de Meio Ambiente do Município de São João de Meriti).

Foi exposto o projeto para 2019: Rumo a uma escola sustentável, com 3 eixos condutores – lixo, alimentação saudável e a importância do quintal.

Serão desenvolvidas atividades objetivando a conscientização dos alunos, pais e comunidade, com o propósito de envolvê-los mais com a escola e, consequentemente, provocar mudanças fundamentais em suas vidas no que concerne aos 3 eixos.

Cada participante ficou de definir suas ações para desenvolver durante o ano, a partir dessas linhas gerais.

Ficaram acordados: 4 mutirões para limpeza do quintal; oficinas de cozinha; aulas de artesanato e festas (todas as datas a definir).