Blog

Precisamos de Veículo para o Transporte dos nossos Produtos!

O transporte tem sido o principal gargalo para a distribuição dos produtos agroecológicos do MST.

Como vocês sabem, estamos muito voltada(o)s a fortalecer o MST no seu movimento de comercialização de produtos agroecológicos. É visível como a imagem do MST tem se modificado junto a um público crescente, a partir da produção de alimentos sem agrotóxicos, lutando pela segurança e soberania alimentar de nosso país. A Rede Ecológica é um parceiro significativo no seu projeto de comercialização, que já acontece desde 2011.

Um dos grandes gargalos é o transporte, prejudicando frequentemente a logística da comercialização.

O que tem acontecido? O veículo que transporta os produtos do MST dos assentamentos Terra Prometida, Roseli Nunes e Terra da Paz para nós, tem tido ao longo de todo o ano de 2018, mas especialmente nestes últimos 3 meses, problemas graves de funcionamento. A kombi é velha, quebra sistematicamente e nosso motorista Antunes, apesar de conseguir resolver os problemas que surgem, acaba não conseguindo vir no dia, ou se atrasando como aconteceu neste último sábado. A problemática com o transporte levou à suspensão de produtos do Roseli e Terra da Paz, e muitas confusões ao redor da entrega do Terra Prometida.

Além da Rede, este veículo vai dar um apoio fundamental para estruturação de vendas em outros espaços, que o MST desenvolveu ao longo destes últimos anos, Além da Rede Ecológica, eles estão fornecendo produtos para as cestas da Reforma Agrária, para o Terra Crioula, para a loja do MST Armazém do Campo.

Chegamos à conclusão que precisamos tentar resolver logo este problema. No dia 17 de fevereiro, domingo, bibi Cintrão, João Cândido e Elaine (Santa) e Libertad Sobrado e Miriam Langenbach (Urca) foram para uma reunião nos assentamentos Roseli Nunes e Terra da paz, cujo relato em breve vocês lerão. Foi ótimo o encontro, fomos superbem recebida(o)s, a conversa avançou muito bem. Vejam algumas fotos!

Adiantando de modo supersintético, a ideia é de partirmos para uma campanha interna, com nossa(o)s associada(o)s para ajudar a viabilizar a compra de um pequeno caminhão usado de aproximadamente R$ 40.000,00. Esta campanha interna, ancorada em amigos e familiares, pediria doações em uma faixa que parta de R$ 50,00 até R$ 200,00. Como somos aproximadamente 230 associada(o)s, isto deveria, caso as pessoas entendam a importância desta iniciativa, conseguir reunir ao redor de R$ 25.000,00. O dinheiro que faltasse apelaria para uma segunda saída buscando um grupo de pessoas que tope fazer um empréstimo de no mínimo R$ 1.000,00, a ser devolvido, através dos produtos que os assentamentos mandam, sendo cobrados juros de poupança.

Estamos marcando uma reunião em 13 de março às 17:30 na ESDI (local a ser confirmado), em que será fundamental que os gestores de todos os núcleos estejam presentes, além do máximo de pessoas interessadas, para podermos pensar em como organizar bem esta campanha. A união faz a força!