Blog

# Receitas Ecológicas da Comissão de Cozinha da Rede - Algumas Dicas para o Aipim

O aipim deve ser cozido com bastante água, até ficar bem macio. Demora um pouco a cozinhar e pode ser feito na pressão (15 a 20 minutos). Podemos guardá-lo depois de cozido por alguns dias na geladeira (na própria água do cozimento). Na hora de servir, pode ser aquecido na própria água ou grelhado numa frigideira com manteiga e incrementado com queijo para derreter.

O aipim cru estraga muito rapidamente quando em contato com o ar. Mas se conserva por mais de 10 dias na geladeira, quando guardado dentro da água, com a casca (em potes reaproveitados de sorvete, por exemplo) ou descascado. Tanto cru quanto cozido ele pode ser congelado, mantendo todas as suas características.

O aipim cozido e batido no liquidificador pode ser congelado em forminhas e utilizado para engrossar caldos e sopas, substituindo o amido de milho (nossa conhecida “Maizena”), atualmente produzido com milho transgênico.

Usando-se a criatividade podemos aumentar em muito o nosso consumo de aipim, assim ajudando os produtores familiares, consumindo um produto mais rústico, que exige menos químicos e, ao mesmo tempo, saudável, saboroso e versátil.

VAMOS ÀS RECEITAS!

Receita 1 – Chips de mandioca

água suficiente para cozinhar até desmanchar sal e temperos secos a gosto

Pique a mandioca, cubra com água e leve ao fogo para cozinhar até a raiz se desmanchar. Junte mais água sempre que for preciso. Quando estiver com consistência de mingau fino, passe por peneira e tempere com um pouco de sal. Unte uma assadeira grande com manteiga (camada muito fina) e vá pingando porções de 1 colher de sopa, deixando espaço entre elas. Espalhe com uma colher  para ficar uma camada fina de massa. Ou faça cordões em vez de rodelas. Polvilhe por cima o que quiser: orégano, flocos de  pimenta,

queijo ralado, gergelim preto, etc. Leve ao forno médio e deixe assar por cerca de 20 minutos ou até que os chips fiquem dourados. Se quiser que fiquem curvados, vire com cuidado, com uma espátula, e deixe assar por alguns minutos (cuidado para não deixar dourar demais).

Veja mais receitas com mandioca nas próximas Cartas Semanais ou adquira o seu Caderno de Receitas, na próxima chamada de Secos!