Blog

Monsanto no banco dos réus: fazendeiro culpa glifosato pelo câncer que o vitimou

Um julgamento que começou nesta segunda-feira nos EUA coloca mais uma vez a multinacional do veneno Monsanto no banco dos réus. O fazendeiro norte-americano Edwin Hardeman, de 70 anos, acusa o pesticida Roundup (nome comercial do glifosato) de ser o responsável pelo câncer que lhe afeta, diagnosticado em 2015. Em 2015, a Agência Internacional Para Pesquisa do Câncer da Organização Mundial de Saúde já associou o uso de glifosato à doença, mas a empresa continua negando que o produto seja cancerígeno.

Hardeman usou o Roundup, o pesticida mais vendido do mundo e campeão de vendas no Brasil, onde é comercializado livremente, durante 30 anos em sua propriedade em Sonoma, ao norte de São Francisco. Ele acusa a empresa de não ter fornecido “advertências e precauções adequadas que fizessem com que ele usasse o produto com mais segurança”. Hardeman foi diagnosticado com um linfoma não-Hodgkin, câncer associado à exposição de produtos químicos. Um estudo divulgado este ano diz que a exposição ao glifosato aumenta em 41% o risco de um linfoma não-Hodgkin.

A Monsanto afirma ter estudos que provam que o glifosato é seguro, mas o advogado do fazendeiro diz o contrário. “Há uma montanha de evidências. Esta companhia precisa ser honesta com os consumidores e dizer: ‘olha, há evidências de que isto está associado ao câncer’ e deixar as pessoas escolherem se querem ou não fazer uso deste produto”, disse Brent Wisner do lado de fora do julgamento.

Notícia na íntegra/Fonte: http://www.socialistamorena.com.br/monsanto-no-banco-dos-reus-fazendeiro-culpa-glifosato-pelo-cancer-que-o-vitimou/