Blog

O DegustaPapo dos queijos artesanais

Segue relato gentilmente preparado por Raquel, do Núcleo de Santa Teresa, sobre o nosso “DegustaPapo”:

No dia 23/03 das 16:00 às 18:00 ocorreu em Santa Teresa, no Espaço Raízes do Brasil, do Movimento de Pequenos Agricultores, um “DegustaPapo” com produtores sobre queijos artesanais e laticínios oferecidos na Rede Ecológica. O evento foi sugerido por Paulo Bittar, da Fazenda Serra da Boa Vista (nosso produtor de queijos parmesão) e organizado pelos associados Márcio Rangel e Bibi (Núcleo de Santa Teresa), com apoio do pessoal do Raízes do Brasil e de Denise Gonçalves (ex-núcleo de Itaipava e membro do GT Queijos Artesanais do Movimento Slow Food). Contamos com a participação produtor Ronivon, dos Laticínios Bemposta – Três Rios – RJ.

Foi projetado um trailer do filme “O Mineiro e o Queijo”, de Elvécio Ratton, um documentário “poético-político” sobre os problemas enfrentados pelos produtores de queijo minas artesanal. Em seguida, Ronivon e Paulo falaram sobre a sua produção e ofereceram para a degustação seus produtos (queijos diversos, requeijão e manteiga) tirando várias dúvidas do público, que girou em torno de 50 pessoas, a maioria da Rede Ecológica, de diferentes núcleos. Bibi e Denise contaram sua experiência com a “Campanha em defesas dos queijos artesanais de leite cru”, do movimento Slow Food, apoiada pela Rede e foram desgustados queijos Canastra, com diferentes graus de maturação, enviados por nossos produtores Helena e Luciano Carvalho, da Chácara Esperança (Medeiros-MG). Rodrigo Cotrim (do Slow Food/GT Queijos e futuro associado do Núcleo de Niterói) fez também uma fala. E foram distribuídos alguns Mapas dos Queijos Artesanais do Brasil (que podem ser vistos na página do Slow Food).

Ao final, Paulo Bittar convidou para uma visita à fazenda Serra da Boa Vista no dia 23/abril (ver pelo site www.serraboavista.com.br). E seria muito bom se conseguíssemos organizar também uma visita a Bemposta. Foi “passado um chapéu” (ou melhor, um saquinho) para contribuições dos participantes, que totalizou R$380,00, utilizados para reembolsar o combustível do Ronivon (ele doou os queijos), pagar os queijos canastra e o pão (do Raízes) usados na degustação e deixamos uma contribuição de R$ 110,00 + 700 g de queijo Canastra para o MPA/Raízes. Paulo “doou” sua participação e não quis receber reembolso.

Estiveram ainda presentes no evento Thais (da comissão de reaproveitáveis) e Sol (responsável pelo mutirão), aproveitando para conversaram pessoalmente com Ronivon sobre a substituição das embalagens descartáveis por vidros reaproveitados (da manteiga, requeijão, coalhada), algo que estamos há tempo almejando e talvez finalmente dê certo!

Foi um ótimo momento de encontro e conversas, que nos anima a promover este tipo de evento mais vezes, para conviver e conhecer melhor (e valorizar) os produtores e produtos da Rede Ecológica e fortalecer um consumo mais consciente dos alimentos.