Blog

Rede participa do Lançamento da Temporada do Caqui pela Favela Orgânica

No domingo, dia 28/04, Annelise Fernandez (Núcleo Vargem Grande e Rede Carioca de Agricultura Urbana) e Bibi Cintrão (Núcleo Santa Teresa e da Comissão de Cozinha) representaram a Rede Ecológica numa Roda de Conversa na comunidade da Babilônia, no Leme, coordenada pela Regina Tchelly da Favela Orgânica.

A Roda de Conversa teve como temas o Lançamento da Temporada do Caqui na Favela Orgânica e um Bate papo sobre a importância da Gastronomia Social. Além da Rede Ecológica, estiveram presentes: João Diamante – embaixador do Circuito Gastronômico de Favelas do Rio de Janeiro; Mariana Aleixo – coordenadora do projeto Maré de Sabores e Fernando Cespe – fundador da casa Naara. Participaram do encontro em torno de 35 pessoas, entre elas Marcelle, do Verdejar. A fala da Rede Ecológica ressaltou a importância dos consumidores apoiarem e divulgarem a produção de caquis do município do Rio de Janeiro. Os caquis são produzidos por famílias agricultoras do Maciço da Pedra Branca, que são parte de uma agricultura urbana que não é reconhecida pelo poder público (o plano diretor da cidade não reconhece a existência de uma zona rural) e enfrenta várias dificuldades, sofrendo forte pressão do mercado imobiliário e dos órgãos ambientais. Foi falado também do TiraCaqui, atividade que visa divulgar esta situação e diminuir as perdas na safra do caqui.

Uma semana antes, Regina Tchelly visitou os produtores de caqui da Rio da Prata, em Campo Grande.Os produtores foram convidados mas não puderam estar presentes. Ana Santos (do CEM e do Núcleo de Vargem Grande) teve contratempos e não conseguiu participar. Fotos e notícias dos eventos podem ser vistas no instagram: https://www.pdfkitapciniz.com/u/favela_organica

Regina é moradora da comunidade da Babilônia e tem um trabalho dedicado à diminuição do desperdício de alimentos, buscando seu aproveitamento integral. E incentiva o uso de produtos locais e que estão na safra, reforçando o consumo regional e sazonal. Foram servidos um macarrão com molho de caqui e coxinhas de caqui com recheio de coração de banana e de carne de jaca. Ela serviu ainda caponatas de casca de banana e de coração de banana. Tudo delicioso! Regina coordena o programa “Amor de Cozinha”, da TV Futura, que é inspirado no trabalho da Favela Orgânica.