Blog

Relato do Tira Caqui de 27/abril/2019

No dia 24/04/2019 estivemos presentes com os jovens estudantes do projeto Escola Permacultural junto com o pessoal da juventude dos caboclos no sítio do seu Tião para participar da colheita anual de caqui no Sistema Agrícola Tradicional do Maciço da Pedra Branca (SAT Pedra Branca), na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O Festival do Tira-caqui, é a culminância da colheita solidária feita por agricultoras, agricultores, integrantes da Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede Cau) e da Rede Ecológica.

Nossa primeira parada foi na sede da AGROPRATA – Associação de Agricultores Orgânicos da Pedra Branca, que produzem frutas, especialmente banana e caqui, além de aipim, hortaliças e plantas medicinais. Lá a Rita, presidente da associação, junto com os agricultores Coquinho, Leonardo e Bichinho contaram pra todos os presentes a história da associação e sua importância para o fortalecimento das práticas agrícolas dentro da cidade do Rio de Janeiro.

Após a visita à associação o agricultor Leonardo guiou o grupo até o sítio de seu pai, o Seu Tião. Após aproximadamente meia hora de subida e diversão pelas trilhas do maciço da Pedra Branca, chegamos a um lindo sítio para a realização da colheita. Lá os jovens tiveram a oportunidade de conhecer uma produção agroecológica, entendendo sobre o caminho percorrido pelo alimento da agroflorestal até as feiras da cidade.

O Leonardo explicou para os jovens como é feita a colheita do caqui e em seguida realizamos um mutirão: Conseguimos colher 5 caixas!! Para além dos caquis, colhemos jambo, conhecemos sua produção de bananas agroecológicas e até de açaí Juçara! Depois de muito trabalho desfrutamos de um delicioso almoço agroecológico preparado com muito carinho pela Dona Isabel.

Após o almoço e com o cansaço já batendo, conversamos um pouco sobre o dia, sua importância para o fortalecimento da agroecologia na cidade e nos preparamos para voltar cansados, mas muito felizes para a casa. Foi um dia de muita troca, aprendizagem, trabalho e conhecimento!.

Muito obrigado à todos que de alguma forma fizeram esse dia acontecer, em especial à Rede Carioca de Agricultura Urbana, Ana Paula, Bernadete, Saney, juventudes agroecológica, AGROPRATA e Instituto Phi!