Blog

O mutirão de abril de 2019 por Wagner (organizador desse mês)

Olá!

Meu nome é Wagner e na última sexta feira 06 de Abril foi minha terceira participação no mutirão de secos e a primeira como organizador.

Confesso que foi desafiante, pois sei da responsabilidade intrínseca à atividade e da seriedade da proposta da Rede.

No entanto, ao mesmo tempo foi muito enriquecedor. Quando participamos do mutirão, somos aprofundados na dimensão comunitária da Rede Ecológica e temos uma amostra do poder que há no engajamento cidadão, consciente e democrático.

Foi maravilhoso ver o engajamento de pessoas que participavam pela primeira vez (algumas sequer já haviam oficializado sua inscrição na Rede), a experiência, sabedoria e dedicação daquelas que já vêm de uma longa caminhada.

Como sugestão, gostaria de deixar alguns pontos:

Àqueles que precisam se ausentar antes de terminar um produtor, sugiro uma espécie de “passagem de turno” para que aquele que vai assumir o mesmo produtor tenha facilidade de entender o serviço já realizado e dar continuidade.

Sugiro uma padronização na maneira de acondicionar os itens. Neste tocante, a contribuição da Ailéia com sua experiência foi formativo para mim.

Sabendo o que eu sei hoje, eu teria imprimido para cada produtor uma folha, ou agrupar na mesma folha apenas produtores com poucos itens. O fato de na mesma folha haver muitos produtores tira um pouco o dinamismo da atividade, pois para cada produtor precisamos ter em mãos a planilha com a indicação das quantidades.

O manual aponta para duas formas de se realizar o mutirão; uma para caso em que há quantidade maior de voluntários e outra maneira para quantidades menores. Levado pelas experiências anteriores (onde havia mais pessoas e, portanto, aplicável), adotei a primeira maneira.Entretanto, na mudança de turno, perdemos muitas mãos e braços. Teria sido melhor mudar a estratégia, como consta no manual. Deixo esta dica para os próximos iniciantes.

Recomendo a todos que vivam, pelo menos uma vez, essa experiência. Certamente uma sementinha a mais de mudança terá sido lançada no seu coração.

Pra ser justo, quero deixar meu agradecimento a todas e todos que participaram, a saber: Sol (Humaitá), Patrícia (Humaitá), Cristiana (Humaitá), Carolina (Grajaú), Marinete (Urca), Samuel (Grajaú), Haydée (Humaitá), Libertad (Urca), Renata (Urca), Raquel (Santa Tereza), Tatiana (Santa Tereza), Clarissa (Não associada), Karim (Não associada), Celeste (Nova Iguaçú), Ailéa (Nova Iguaçu), Edson (Nova Iguaçú), Geo (Santa Teresa).

Obrigado a todas e todos que fizeram deste um momento tão especial.