Blog

Relato da reunião da Comissão Gestora de 16/05/2019

Fomos muitas, desta vez: Paloma, Sandra,Taís (Santa), Brígida, Sol Libman, Tania (Botafogo), Miriam, Solange (Urca), Annelise (Vargem Grande), Beth Bessa (Grajaú), Mariana (Caxias), Leila (São João de Meriti), e Katia (Nova Iguaçu). Um total de 13. O espaço foi gentilmente cedido pela ONG Capina.

1.O primeiro ponto abordado foi a organização das reuniões da CG, sempre muito por conta das iniciativas de Miriam, acontecendo assistematicamente. Importante haver uma agenda, sendo que cada vez um núcleo assume a organização e coordenação (definição do local, relato, pauta) .

Pensamos em trimestralmente haver uma reunião em uma das regiões da Rede, especificamente na baixada fluminense e na zona oeste, e inicialmente predominou uma proposta de a cada 45 dias ficar marcada uma reunião no centro da cidade. Mais para o final da reunião, vendo a quantidade de questões que foram abordadas superficialmente, voltou novamente a proposta de ser uma vez por mês, que foi aprovada. A próxima reunião será no dia 20 de junho no centro da cidade. Registrem!

2. a campanha da coleta do dinheiro para o veículo para o MST. Até o dia 30 deve acontecer a arrancada final, já que no momento a campanha está meio parada. Mesmo assim, estamos com quase R$ 35.000,00 arrecadados, um resultado muito bom. Mas precisamos garantir os R$ 5.000,00 que faltam.

Sugestões:
a) Procurar os mandatos de vereadores e deputados estaduais para este apoio;
b) Fazer rifas (Campo Grande, Niterói e Caxias estão com este processo em andamento). Vai ter que ser ágil;
c) Organização de almoços;
d) Escrever aos visitantes do assentamento Terra Prometida;
e) Acionar amigos.

Deve ficar bem claro que qualquer quantia é bem vinda.

Como parte da organização para a mobilização deste etapa final vimos:
a) Necessidade do reencaminhamento do cartaz e da entrevista de João e Lígia por zap e email para que tenhamos como input para este momento;
b) Importante ter claro que a Rede Ecológica espera que o caminhão seja disponibilizado entre sexta e sábado, para a entrega de seus produtos, e o passar no assentamento Terra Prometida.

3. Os mutirões: Vários elementos surgiram: os 2 últimos mutirões foram muito confusos, especialmente porque a presença de Ailea, que dava uma sustentação fundamental no segundo turno, agora se complicou, porque trabalha e acaba chegando muito tarde. Viu-se a necessidade de uma segunda pessoa que ajude a coordenar o mutirão com Sol Libman, especialmente no segundo turno. Em realidade esta questão já está no levantamento de necessidades de participação na Rede Ecológica, encaminhado desde janeiro e que não tem sido trabalhado até este momento.

Sol traz também a questão dos vasilhames reaproveitáveis e do trabalho que foi realizado para organizar isto melhor. Neste momento os vidros de palmitos estão sendo pensados para atender a produtos de Bemposta.

Viu-se a necessidade de esclarecer aos que vem ao mutirão sobre alguns pontos básicos para eles se movimentarem. Fica claro que não leem as instruções. Sol deu a sugestão de fazer um grande cartaz com os principais pontos a serem seguidos.

É necessário que o núcleo que assume fique até o final.

Outra questão é a definição de quantos voluntários cada núcleo deverá encaminhar aos mutirões. Os núcleos que se organizam como coletivo para vir uma vez ano x os núcleos da zona sul e norte. Vimos que isto deverá ser melhor visto dentro da CG, até por zap, ficando Paloma a frente, que sempre tem conduzido estes trabalhos. Mas vai ser importante ter respostas e se concluir logo este assunto.

O escoamento das sobras está confuso: como fazer? Enviar via zap para os núcleos de modo que no próprio mutirão se encaminhe como extra com os nomes, para os núcleos? Importante escoar o máximo no dia.

Fica a recomendação que associados levem amigos e parentes para ajudar no mutirão, fortalecendo seu funcionamento.

O link para inscrição deverá ser incluído na chamada de pedidos facilitando para as pessoas. (isto já foi imediatamente providenciado por Aline – gratidão!).

4. Caxias e São João compartilham seu momento: Mariana fala de sua saída por um certo tempo, em função de problemas de saúde. Já deixou tudo muito organizado dentro do núcleo para que as pessoas assumam as atribuições. Diana, outra liderança do núcleo, que estava para mudar de cidade, vai continuar, o que vai facilitar. Ednardo vai assumir a representação do núcleo na Comissão Gestora.

O grupo tem a perspectiva de se instalar no espaço do MST, abastecido por cestas do Terra prometida, para ali ser o espaço de entregas do núcleo, até porque pagam uma contribuição para o espaço atual, uma prática que é evitada pela Rede. Para tal, aguarda definições conjuntas com São João. Leila fala de sua chegada ao grupo, se propondo a participar da comissão gestora. Relata como este momento e é reaglutinação do grupo, a partir da saída de Lucimar. É um grupo que estava muito reduzido, agora passou a ter 6 integrantes, que se deram um prazo até outubro para aumentar o número de associados. Viu-se que a cota a ser dividida em relação aos gastos da Rede, neste período serão assumidas pela Rede.

Fomos tomando contato com a situação do núcleo de Nova Iguaçu. Ailea está sem poder assumir a entrega, pois está já há muito tempo com problemas de conexão com a internet que fazem com que se torne praticamente inviável o envio dos relatórios dentro do tempo estabelecido, ou mesmo depois, fato que realmente prejudica o trabalho das finanças. Não tem sido recebidos relatórios de Nova Iguaçu desde julho de 2018. Será muito importante que o núcleo como um todo pense junto e dê uma solução para esse entrave, o mais rápido possível. Fica claro que do núcleo apenas 3 pessoas entre as quase 20 que lá presentes, estão atuando.

Também Vargem Grande vive situação de pouca participação, há muito tempo. Annelise e Thayana estão se propondo respectivamente a entregar suas funções na Comissão Gestora e na Acolhida.

A questão da participação continua um problema geral, com maior ênfase nos núcleos citados acima.

Através de Sol, ficamos sabendo que Patrícia Ribeiro preparou uma planilha de participações interessante.

Obs: Beth Bessa fala de preços desiguais de mesmos produtos, que isto deverá ser tratado. Sugeriu-se que alguém acompanhe Jana na lista. Isto deverá ser levado para a coordenação de frescos e secos.