Blog

Informações sobre o Consea-RJ

Vem aí a V Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – “Alimentação adequada e saudável: Direito de todos”.

Dia 16 de julho de 2019 – 8:30h às 18:00h – Local: Capela Ecumênica/UERJ – Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro – RJ.

Vivemos um momento muito preocupante, o país está voltando ao Mapa da Fome. As instituições, as políticas públicas e ações promovidas nos últimos anos para o fortalecimento da Agricultura que alimenta o nosso povo estão sofrendo um desmonte pelo atual governo. É o caso do CONSEA Nacional (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional), que após ser inviabilizado por decreto do presidente da república, foi reabilitado por pressão popular e apoio de parlamentares sensíveis a questão e agora sofre novo golpe com novo veto presidencial.

O município do Rio de Janeiro sofre os reflexos dessa situação e enfrenta grandes desafios para assegurar alimentação adequada a sua população. Na nossa cidade os agricultores ainda não contam com apoio efetivo do poder público. Os avanços obtidos, até então, ocorrem pela luta dos movimentos sociais, da sociedade civil organizada, das redes e articulações de agricultores que contribuem com a manutenção e fortalecimento dos espaços de cultivo de alimentos. Há, ainda, problemas urgentes como a obesidade, diabetes, hipertensão, anemia, pessoas com necessidades alimentares especiais e, em particular, as comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas, a população de rua e os moradores de áreas de risco, atingidos pelas chuvas e desabamentos etc.

O DIREITO HUMANO A ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL é alcançado com participação e cobrança da sociedade, com a ampliação do debate e a implementação de políticas públicas.
Com esse propósito o Consea-Rio de Janeiro realizou três pré-conferências e realizará a CONFERÊNCIA MUNICIPAL. O objetivo é discutir e estabelecer diretrizes para a consolidação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no âmbito municipal, quanto instrumentalizar a construção do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que possa oferecer mecanismos e estratégias para enfrentar o quadro de insegurança alimentar que tende a se agravar no município.