Blog

Reconquistando os caquis orgânicos do Rio da Prata

Nós, Alessandra Gomes, Amita Domiciano, Célia Neves, Nilda Cabral e Mônica Poncione, integrantes da comissão de acompanhamento de produtores do núcleo Campo Grande, estivemos em 3 reuniões com os produtores de caquis da Agroprata, a partir de dezembro de 2018. Nessas reuniões, eles enumeraram vários impedimentos para colocarem seus caquis na Rede Ecológica. O principal deles era o transporte, já que nenhum deles tinha ponto de venda na Feira Orgânica da Glória e, sendo assim, o valor do frete que teriam que pagar, tornaria os custos proibitivos. O segundo motivo era que os pedidos semanais não poderiam chegar com uma antecedência menor que 3 dias, porque os caquis precisariam ficar por algum tempo na estufa, antes de serem embalados. Juntando-se a esses 2 motivos, ainda havia o fato de que o produtor Arnaldo e seu filho Claudino, que já tinham fornecido caquis para Rede algum tempo atrás, davam vários depoimentos dizendo que não queriam mais colocar seus produtos na Rede, porque os pedidos chegavam na véspera das entregas, gerando sempre muita correria e muito trabalho para organizar tudo em tão pouco tempo, e também que os ganhos não justificavam esses ¨sufocos¨. De posse desse quebra cabeças, começamos a pensar em possíveis soluções.

Para as entregas mensais, não haveria problema com relação à antecedência na chegada dos pedidos, restando somente a questão do valor do frete versus a quantidade mínima necessária, para viabilizar a lucratividade do pedido. Foi então, que surgiu a idéia de propor ao motorista Everaldo, que já fazia entregas para a Rede, que voltasse a fazer esse frete, buscando os caquis na Agroprata, sexta-feira à tarde e levando até o mutirão no Grajaú. Como ele já havia feito esse serviço anteriormente para o Sr. Arnaldo, aceitou transportar os caquis, cobrando um valor justo aos produtores. Fomos, então, para a 4ª reunião na Agroprata, já levando para eles a proposta do frete do Everaldo, juntamente com um acordo de que haveria um pedido mensal mínimo de 10 caixas, o equivalente a 150 dúzias de caquis. Embora ainda estivessem um pouco relutantes, resolveram aceitar, a título de experiência, já que a maioria dos produtores nunca havia colocado seus caquis na Rede.

No caso das entregas semanais, ocorreu algo que veio facilitar bastante a solução do problema do transporte, que foi o fato da produtora Goreti ter conseguido um ponto de venda dos seus produtos na Feira da Glória, durante a temporada dos caquis. Isso viabilizou o transporte dos caquis até lá, sem custos adicionais. Com relação à questão da antecedência dos pedidos, ficou estabelecido que haveria um pedido mínimo semanal de 45 dúzias de caquis, a ser confirmado no início de cada semana, o que solucionou também esse problema.

Depois do exposto acima, a temporada de caquis de 2019 se encerrou na 1ª semana do mês de junho, tendo sido realizadas 2 entregas mensais e 4 entregas semanais. Todos os produtores que se inscreveram para colocar seus caquis na Rede puderam participar de, pelo menos, 1 entrega durante a temporada. Todos demonstraram ter ficado bastante satisfeitos com a ajuda das integrantes da comissão de acompanhamento, que estiveram presentes, junto com eles, na véspera das entregas, orientando na organização, separação e identificação das embalagens por núcleos.

Outro ponto que cativou bastante e até surpreendeu os produtores, foi a rapidez e a pontualidade com que receberam seus pagamentos.
Levando-se em conta que houve a construção de um novo relacionamento entre a Agroprata e a Rede Ecológica, com a união de todos para superar os desafios que se apresentaram, acreditamos que, na próxima temporada de caquis, em 2020, todos os associados se interessarão e se empenharão em participar das entregas.

Concluímos, então, nosso trabalho, com a certeza de que essa foi uma experiência muito enriquecedora para todos nós.