Blog

Rede Ecológica, o CONSEA-Rio e a V Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

As Conferências Municipais de Segurança Alimentar, realizadas pelo CONSEA acontecem a cada 4 anos e são momentos em que a população local é chamada para avaliação, debate e elaboração de propostas para ações que conduzam a garantia de alimentação saudável e adequada a todas as pessoas.

Nos dias 15 e 16 de julho aconteceu a V Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da cidade do Rio de Janeiro (V COMSAN-RIO) precedida de três pré-conferências regionais realizadas nos bairros da Penha, Saúde e Jacarepaguá.

O tema “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos” foi discutido a partir de três eixos temáticos: Participação da Sociedade Civil na construção da democracia e do SISAN; Fortalecimento do SISAN e Plano de Segurança Alimentar e Nutricional; Situações recorrentes de violação do DHAA.
A REDE ECOLÓGICA teve participação diversa e robusta na organização e realização do evento através de suas representantes (Conselheira Bete e suplente Erika) no CONSEA- Rio e outros membros em diferentes frentes: integrando a Comissão Organizadora, mobilizando grupos e apoiando as discussões (Bernadete); palestrante na pré-Conferência e articulando participação de jovens (Ana Paula Rodrigues), comparecendo nas pré- conferências e/ou na Conferência (Daniel, Amanda,Célia, Ariela, Anelise) e, ainda alguns que não puderam comparecer, mas estimularam a participação de outras pessoas. Vale evidenciar a presença e apoio marcante do Núcleo Campo Grande.

A V COMSAN-RIO foi realizada com êxito apesar das manifestações recorrentes de descaso da Prefeitura do Rio. Vale lembrar que o CONSEA-Rio é composto também por conselheiros, funcionários de secretarias do município vinculadas ao tema alimentação e que atuam de forma séria e comprometida com os objetivos do órgão. No entanto, contraditoriamente, nossa cidade sediou (29, 30 e 31 de maio) o 1º Fórum Regional das Cidades Latino-Americanas Signatárias do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana, evento composto por cidades que se comprometeram com o desenvolvimento de políticas alimentares seguras, inclusivas e sustentáveis, sem que o CONSEA-Rio tenha sido convidado a participar de sua elaboração.

A abertura do V COMSAN-RIO estava prevista para ocorrer no auditório da Prefeitura (local reservado e, amplamente divulgado), tendo sido convidados para a Solenidade o Prefeito e Secretários de secretarias pertinentes ao tema. Fomos surpreendidos, dois dias úteis antes do evento, com o cancelamento da reserva do espaço por um e-mail que informava que “ o espaço será utilizado para evento do PREFEITO”. Na solenidade de abertura, que acabou por ocorrer em auditório da UERJ, as secretarias convidadas enviaram representantes que pouco ou nada disseram. O secretário que se apresentou como representante do Prefeito demonstrou em sua fala total desconhecimento sobre as atribuições do CONSEA. Lamentável!

A despeito do exposto (ou por conta do), foi empreendido muito esforço, muita mobilização, muita convocação de parceiros e obtivemos apoios importantes. A estrutura foi adequada, a alimentação foi garantida coletivamente, os palestrantes convidados atenderam aos objetivos propostos e contamos com um público bem representativo, cabendo destaque a forte presença da juventude. A metodologia e as dinâmicas adotadas funcionaram a contento e conseguimos concluir o evento com um conjunto valioso de propostas aprovadas. Ao final, foram eleitos delegados para a Conferência Estadual a ser realizada em agosto. Eu, Bete (Elizabete C R Silva Jardim), fui referendada em plenária como delegada pela REDE ECOLÓGICA.

Assim que o material produzido no evento estiver sistematizado e disponível, informaremos a forma de acesso. Vale esclarecer que, tanto as assembleias do CONSEA-Rio (sempre na segunda terça-feira do mês às 14:00h no subsolo da Prefeitura), como os eventos citados são abertos ao público.


Núcleo Campo Grande presente!