Blog

Campanha permanente contra os agrotóxicos: ANVISA adota risco de morte como único critério para classificar agrotóxicos

Nova pesquisa de opinião mostrou que 78% dos brasileiros acham que os agrotóxicos são inseguros, e 72% consideraram que os alimentos produzidos no Brasil têm mais agrotóxicos do que deveriam. O resultado é do Datafolha, publicado nesta quarta-feira (24).
A ANVISA modificou o critério de classificação dos agrotóxicos no Brasil. Segundo a própria agência, dos cerca de 800 produtos que são considerados “extremamente tóxicos”, apenas 300 se manteriam nessa classificação apóa a mudança. A justificativa do novo marco regulatório é de que o Brasil passa a utilizar parâmetros internacionais, mas a pergunta que ficou de fora é se também adotaremos a classificação dos produtos banidos em outros países e se teremos os mesmos níveis de exigência sobre a quantidade de agrotóxicos que são utilizados. Outro tema que ficou de fora é em relação ao monitoramento. O último PARA divulgado foi referente ao ano de 2015.

O Estado que deveria atuar em benefício do interesse público não pode, em hipótese alguma, ser corrompido para beneficiar o interesse de apenas alguns públicos.

Matéria completa: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2019/07/nova-regra-da-anvisa-reclassifica-agrotoxicos-muito-toxicos-em-categorias-mais-baixas.shtml?fbclid=IwAR1MVlJ4vVqYzSt4uow6421wWUIGkQqVMJQZeYJN2R61GURbP6q7wWochiE