Blog

Nota do CONSEA-Rio sobre as declarações do presidente

A fome no Brasil, infelizmente, é uma grande verdade!

O CONSEA-RIO vem a público expressar seu profundo incômodo e rejeição às ações e declarações do presidente da república em relação a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional para o povo brasileiro.

O CONSEA-RIO, assim como os demais CONSEAs, tem estado empenhado na busca de soluções para que todas as pessoas tenham assegurado seu direito a comer, e mais, que essa comida seja saudável, adequada e sustentável.

Sim, lamentavelmente, temos gente que passa FOME no Brasil, muita gente! (Em 2017, 5,2 milhões de pessoas no Brasil passaram um ou mais dias sem consumir alimentos, segundo levantamento feito por agências da ONU. https://noticias.uol.com.br)

Um problema dessa gravidade não se resolve negando sua existência. Pelo contrário, precisamos nos colocar diante da fome, ir aonde ela está, ouvir os lamentos e ronco do estômago dos famintos, nos sentir profundamente incomodados e impelidos a buscar soluções.

Assim, só temos a repudiar que o atual governo do país tenha tido como seus primeiros atos a extinção do CONSEA Nacional, a liberação de agrotóxicos (venenos) proibidos em outros países e agora essa declaração absolutamente cruel de que a fome no Brasil é uma “mentira”.

Senhor Presidente, assim como é compreensível que queira oferecer filé mignon ao seu filho, que promova uma reunião presidencial em meio a um farto café da manhã, exigimos, pelo cargo que ora ocupa, que vossa excelência busque garantir que todos e todas que vivem neste país tenham o que dar de comer aos seus filhos.

Alertamos ao Senhor Presidente, que ignora a fome por não ver pessoas com “físico esquelético” , que a fome se manifesta de formas diversas e em muitos diferentes espaços, inclusive nas ruas.

Ora, Sr.Presidente, por quais ruas tem andado?