Blog

Tire a Amazônia do seu Prato - Como podemos enfrentar o desastre ambiental da Amazônia?

Estamos acompanhando horrorizada(o)s com o que está acontecendo na Amazônia e nos perguntando o que podemos fazer como uma rede ecológica? Qual o nosso papel? 
 
Em nossa última reunião da Comissão Gestora, já aprovamos o Boicote como um instrumento a ser usado na luta contra o agronegócio. É um caminho que não é fácil, porque exige de nós pesquisa, rigor na execução, saída de nossa zona de conforto. Mas é algo que neste período que atravessamos, deve se tornar mais e mais uma forma de ação priorizada. Uma ação através do bolso. E na catástrofe da Amazônia vemos que o exterior está partindo para este tipo de enfrentamento. Nós, no Brasil devemos nos mexer fortemente nesta direção. É uma campanha que tem a ver, em primeiro lugar, com nossa comunidade e que deve se ampliar para outros espaços.  
Em breve encaminharemos a vocês algumas perguntas para um mapeamento das nossas  práticas de boicote, que produtos ou locais de venda evitam
Este assunto faz parte da próxima reunião da Comissão Gestora, marcada para a segunda quinzena de setembro  (local ainda a e dia a definir), ao redor das 18h . Ela está aberta a toda(o)s.
Como forma de lançar a reflexão e informações sobre o assunto sugerimos o programa Greg News-MST que, misturando humor e informação sobre o agronegócio e o Movimento Sem Terra, ajuda a esclarecer esse nosso contexto que é, em grande medida o de uma guerra de informação/desinformação, uma guerra de narrativas, a começar pelo principal argumento dos defensores do Agronegócio de que é a produção em série de “commodities” em grandes propriedades mecanizadas e cheias de insumos (fertilizantes e agrotóxicos) que põe comida em nossos pratos, quando na realidade 70% do nosso alimento vem do pequeno produtor.
Além do BOICOTE, essa palavra que aterroriza os grandes proprietários, a INFORMAÇÃO é nossa grande arma. Daí, decidirmos publicar a partir dessa Carta Semanal, os esclarecedores artigos, gráficos e mapas do Atlas do Agronegócio. Uma publicação da Fundação Henrich Bolll Stiftung, junto a Fundação Rosa Luxemburgo que pode ser baixado na íntegra em PDF ou retirado gratuitamente na sua sede que funciona, no bairro da Glória, aqui, no Rio de Janeiro.
Para começar a mapear quem é quem no Agronegócio, recomendamos o artigo Um grupo controla todos que mostra como os processos de fusões de empresas de diferentes ramos, têm limitado o comercio mundial a alguns poucos gigantes que passam a dominar toda a cadeia produtiva, da venda de insumos e sementes à distribuição de produtos industrializados altamente consumidos nos grandes centros urbanos.