Blog

A Urca se reúne para discutir Boicote da Rede a produtos da Amazônia

Nossa reunião de hoje, 31/8/19, contou com Bernardo, Bruss, Daniel e a Heleninha, Gisela, Luis, Miatã, Miriam e Sueli.

O primeiro assunto da pauta teve a ver com a proposta encaminhada pela Rede, no sentido de boicotar produtos relacionados à destruição da Amazônia. Ensejou muitas contribuições interessantes bem sintetizadas por Bruss: O ponto forte foi a reflexão que aconteceu. Quando se fala na destruição da Amazônia, é importante se ter consciência do porque ela está sendo destruída. Por trás de tudo está o interesse econômico. E este se resume em poucos fatores: a carne bovina, a soja, minérios e madeira. Todos são produtos que nós consumimos no dia-a-dia. Portanto, existem muitas atitudes nossas, hábitos cotidianos, com impacto direto na Amazônia.

Em que podemos influenciar? A primeira e a mais importante é a redução no consumo de carne bovina. Nesse sentido, existem alternativas viáveis e práticas: a substituição da carne bovina por frango, peixe ou carne suína.

Nesse sentido, existe inclusive a possibilidade de um produto local e orgânico. Vale lembrar que qualquer consumo de carne terá um forte impacto no ambiente através da emissão de gases de efeito estufa. Mas evitar a carne vermelha e o consumo de couro em produtos como sapatos e bolsas terá um impacto direto na Amazônia, Pantanal e Cerrado no centro-oeste do Brasil.

Em segundo lugar, temos a soja. Ela também é utilizada na produção de ração animal consumida no Brasil e exterior. Mas o óleo de soja é um produto facilmente substituível por alternativas, inclusive, mais saudáveis.

Por fim, lembramos que atividades extrativistas como a mineração e madeireiras alimentam uma indústria de atividades ilegais na Amazônia. Cuidado quando for comprar aquele colar de ouro ou aquele violão para dar de presente, pois você pode estar destruindo a maior floresta tropical do mundo e poluindo seus enormes rios.”

Somos uma rede pequena, com apenas 250 famílias. Mobilizar familiares, amigos, colegas no Brasil e exterior pode ajudar muito, mesmo que não sejamos tantos, temos um efeito multiplicador. Lembrando que entre os 3Rs da Sustentabilidade – Reduzir, Reusar e Reciclar, é o primeiro (a redução do consumo), o mais importante. Se tivermos uma postura de reduzir o consumo destes produtos, diminuindo, talvez, nossa ida aos supermercados, isto já pode ser um importante passo.