Blog

Coofeliz fala da sua Organização

A COOPFELIZ – Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar solidária de Espera Feliz foi constituída em 27/03/2006, tendo como base os agricultores e agricultoras dos municípios de Espera Feliz, Caiana, Caparaó e Alto Caparaó, no estado de Minas Gerais. A COOFELIZ possui 121 sócios registrados, engloba em torno de 200 famílias envolvidas em processos associativos e tem um enorme contingente potencial para ser incluído no processo. Existe uma interação da cooperativa e do conjunto de organizações locais com as políticas públicas da agricultura familiar. Essas relações são marcadas por uma tentativa de interação entre as organizações locais e por novos aprendizados coletivos, especificamente no que se refere à gestão da COOFELIZ.

Objetivo da cooperativa
A Coofeliz, no cumprimento de suas atribuições de organização econômica coletiva, tem como objetivo a melhoria das condições de vida dos agricultores e agricultoras familiares dos municípios que compõem o seu quadro social, a partir da comercialização de seus produtos e de assessoria técnica relacionada ao manejo agroecológico.

Para o cumprimento de tal objetivo, a entidade promove a organização econômica e social de seus associados, a partir de processos educativos voltados para a organização da produção, busca a agregação de valor aos seus produtos e promove acesso a mercados específicos, gerando renda e, por conseguinte, qualidade de vida a seus associados.

Ações da cooperativa
As ações da Coofeliz são permeadas pelos princípios da economia solidária e da agroecologia.

Dessa forma são beneficiados:
• a comunidade, com o consumo de produtos sem agrotóxico
• o meio ambiente, que é respeitado a partir do manejo adequado do solo
• os sócios envolvidos, com a geração de renda
• a sociedade, a partir de suas ações públicas, de caráter social e econômico, elaboradas com vistas a consolidar uma proposta que busca processos de desenvolvimento local sustentável.

Essas ações

possuem expressões:
• Municipais: processos formativos estabelecidos a nível comunitário – oficinas, intervenções técnicas acerca da agroecologia e intercâmbios realizados com outras instituições, tais como Universidade Federal de Viçosa e Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata.
• Regionais: Seminário sobre a alimentação escolar e cursos de capacitação para elaboração de projetos de acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, para dirigentes de associações de outros municípios.
• Nacionais: Encontro Nacional de Agroecologia
• Internacionais: Terra Madre – encontro realizado pelo Slow Food a cada dois anos na Itália e que envolve agricultores e agricultoras de vários países de todos os continentes. A COOFELIZ representou a região como referência em processos de construção do conhecimento agroecológico e na preservação da sociobiodiversidade.

Atividades da cooperativa
A COOFELIZ desenvolve atividades junto a seu quadro social com uma perspectiva de construção de processos educativos que respondam às demandas dos próprios agricultores, mais especificamente às demandas das famílias atendidas pela cooperativa.

No que se refere aos processos formativos, a cooperativa estabelece intercâmbios de conhecimento entre agricultores, estudantes e técnicos. Trata-se de experimentações participativas com inovações tecnológicas de base ecológica que possibilitam a ampliação da produção em base agroecológica. A partir desses intercâmbios, ampliam-se a utilização da biodiversidade e de técnicas de manejo apropriadas aos sistemas de produção de base ecológica. Nesse processo formativo tem-se a parceria da Universidade Federal de Viçosa, do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata – CTA-ZM e de organizações locais, como o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura Familiar – SINTRAF e a Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária – CRESOL.

Produtos: café, fubá, feijão preto, canjiquinha ,melaço, rapadura

Local: Rua Matheus Ignatchit, 36 – Centro, Espera Feliz – MG
Tel: (32) 37461978 / (32) 84236251
E-mail: coofeliz@yahoo.com.br