Blog

Breve relato do mutirão de setembro/2019

Beth Bessa do núcleo Grajaú encaminhou o seguinte texto:

O mutirão de setembro transcorreu bem e sem atropelos. Nossos voluntários me pareceram bem dispostos para essa empreitada. Todos foram orientados sobre como tudo deveria acontecer. Fizemos uma roda inicial para explicar o preenchimento das planilhas e todos juntos fizeram a primeira conferência e distribuição do café, para reforçar o que havia sido explicado anteriormente. Tudo entendido na prática, continuamos o processo, tirando dúvidas e fazendo as observações necessárias. Apesar de ser trabalhoso, todos cooperaram bastante, com muita tranquilidade. Houve falhas, mas entendi que faz parte desse tipo de trabalho, mesmo havendo o máximo cuidado para que tudo dê certo, como no caso do lançamento no sistema:

A Renata Ciannella (Casa Anitcha) foi indicada para lançar no sistema, já que é do núcleo Grajaú. Ela fez como pôde, mas muitos detalhes não foram orientados. Sinto muito, mas também não conhecia esse novo sistema e continuo sem conhecer. Por isso não pude ajudá-la em nada na hora. Mesmo porque tinha várias outras coisas pra fazer. Só conheço bem a planilha impressa! Checava com ela somente as dúvidas nas planilhas impressas. E também alguma coisinha no sistema quando era possível…

Aliás, acho necessário que se explique tudo que deve ser feito antes do mutirão pro responsável pelo lançamento no sistema: como entrar no sistema, como deve ser feito, onde deve ser registrado tudo que for necessário, o que deve ser registrado nas “observações“. Pensando bem, essas orientações devem constar no manual simplificado do mutirão, que a Sol tão bem elaborou! Qdo eu vi as telas lá na hora, levei até um susto! A sorte foi que a Renata entende de planilha e conseguiu fazer o que deu.

Lamento por esse transtorno, no que se refere ao lançamento no sistema, apesar de todo o cuidado que tivemos. Não conhecíamos o sistema! Desculpa, gente!

Estiveram presentes:
Botafogo: Sol, Javier, Mariela (Javier), Luisa, Davi, Fernando
Caxias: Ednardo
Grajaú: Débora, Deborah, Rejane, Rosália, Beth, Milca, Rafael, Samuel, Alexandre
Niterói: Lânia
Santa: Irislaine, Geo
São João: Doraci,
Urca: Raquel, Marinete

Ah, nosso lanche colaborativo foi muito bom! Agradeço a todos que contribuíram para a realização do nosso mutirão de setembro.

Sintam-se devidamente abraçados!

Beth Bessa, em nome do núcleo Grajaú!