Blog

Relato da Participação da Rede Ecológica no CAC (CHANTIER 2019)

No dia 20 de agosto, de 9 às 18 horas, a Rede Ecológica participou no CAC – Centro de Atividades Comunitárias, escola de linha construtivista e antiga em Coelho da Rocha, na recepção de jovens franceses que anualmente vem ao Brasil para algum trabalho em espaços comunitários e carentes. O objetivo era a preparação de lanche saudável, sem refrigerantes, sem alimentos processados e livre de agrotóxicos, além do aproveitamento do resíduo orgânico e lixo zero.

O cardápio da Rede foi com sucos de uva, limão e maracujá com aipim; bolinhos salgados de aipim e ora-pro-nobis feitos em forminhas; torta de banana d’água com castanha do pará, sem trigo; pão de queijo; pasta de grão de bico com torradas; 4 tipos de batata doce cozidas: roxa, cenoura, branca e comum; mandioca cozida e pipoca.

O resultado foi positivo com a alegria e participação/integração dos alunos nas atividades, como exemplo catação de lixo no quintal, propostas pela escola, os franceses e a AMAR.

O lanche coletivo foi de agrado geral, com a aceitação dos sucos e ausência de refrigerantes e das comidas não industrializada. As famílias enviaram frutas que se somaram ao lanche.

Não teve lixo de descartáveis e 100% de resíduos orgânicos foram para a composteira: cascas, aparas e sobras de frutas, restos do que foi servido, sacos de papel para pipoca (poucos), cones e pratinhos feitos com folha de bananeira.

Constatou-se que orgânico, lixo descartável, lixo orgânico, composteira, compostagem, saudável e natureza … são palavras compreendidas e que já fazem parte do vocabulário dos alunos.

Participantes da Rede: Beth e Milca (núcleo Grajá) e Dora e Raphael (núcleo São João Meriti).