Blog

Relato do mutirão de outubro

por Miguel Amaral (Vargem Grande)

Boa Tarde, Rede Ecológica!

O mutirão do dia 4 de Setembro de 2019 ocorreu na Casa Anitcha, onde eu, Miguel, fui coordenador e contei com a GRANDE ajuda das seguintes pessoas e que antes de tudo quero agradecer por terem vindo: Sol, Samuel, Brígida, Renata, David, Thayana, Silvana, Annelise, Geo, Maya, Marcio, Davi, Marinete, Fernando, Alessandra e eu. 

Totalizando 16 pessoas em ambos os turnos. Eu, Miguel, achei muito poucas pessoas, ficamos sobrecarregados com o carregar das coisas, éramos poucos, fazendo muito.

Felizmente estavam presentes a Annelise, o David, Thaiana, Silvana e a Sol que já têm uma boa experiência em Rede Ecológica e seus mutirões.

Houveram muitas ausências de cestantes de Vargem Grande, e de outros núcleos também, alguns nem se inscreveram, outros o fizeram mas não compareceram, o que me leva a pensar na viabilidade técnica e sustentabilidade do núcleo de Vargem Grande.

Tirando isso, as tarefas foram feitas com muita boa vontade pelos presentes, que estavam mesmo querendo ajudar e fazer as coisas da melhor forma possível darem certo.

Algumas falhas que eu pude detectar que pode ser observado e possivelmente levado em conta para os próximos:

1. O local estava um pouco sujo e bastante empoeirado para a atividade de separação.
2. Não havia água para beber no bebedouro.
3. Uma balança eletrônica apenas para fazer toda a pesagem do granel é muito pouco e estrangula a agilidade da atividade. As outras balanças analógicas estavam descalibradas e não foi possível utilizar. Sugiro veementemente que seja providenciado pelo menos mais duas balanças eletrônicas para o mutirão. (sugiro a marca Toledo modelos mais simples e baratos da PRIX, que eu utilizo muito bem na feira da Roça de VG)
4. O ponto alto do mutirão que é o Queijo Canastra para o lanche, desta vez Não veio e deixou alguns descontentes, incluindo eu, Miguel. Eu pensava que a Rede que disponibilizava este queijo para o lanche e sugeri que fosse retirado de algum núcleo que tinha pedido muitos, mas a Sol informou que não era a Rede que disponibilizava este queijo e sim o produtor.
5. será preciso comprar fitas adesivas para o próximo e água mineral.
6. Por estarmos sobrecarregados, num deslize ocorreu o erro de se distribuir o material de limpeza antes do esperado. O coordenador do mutirão (eu) estava na gaiola carregando as caixas e passando para os demais e o material de limpeza foi distribuído antes da hora. Talvez este detalhe deva ser mais enfatizado antes de darmos início. Neste dia, Não foi possível pois as pessoas foram chegando aos poucos. Talvez um cartaz informativo.

Terminamos às 22:10.

Sugestão é que seja ainda mais trabalhado a importância do mutirão e que sejam de alguma forma penalizados os inadimplentes que continuarem ausentes. Tem pessoas antigas na Rede que nunca participaram e isto me deixa um pouco perplexo. Poucos fazendo muito Não é a essência da Rede Ecológica.

Mais uma Vez quero agradecer aos presentes “mutirantes” que ajudaram muito e pedir desculpas por alguma coisa que eu possa fazer melhor do que fiz, me façam saber, para que eu evolua!

Gastei R$45,90 com 3 canetas pilot e 6 fitas adesivas e R$13,00 com impressão das planilhas.

Gratidão
Vamos plantar!!!
Miguel Archanjo – produtor de hortaliças, verduras, tomate cereja e banana em Vargem Grande. Atualmente expōe na Feira da Roça de Vargem Grande sua produção e também faz suco verde de luz do Sol.