Blog

Questões urgentes vistas na reunião extraordinária da comissão gestora

A reunião extraordinária foi bem importante, e na próxima carta semanal estará chegando o relato completo. Hoje estamos apenas encaminhando algumas questões fundamentais: a primeira tem a ver com conseguirmos ter novamente nosso relatório financeiro mensal, da Rede, o que não tem acontecido, em função dos atrasos nas entregas dos relatórios em vários núcleos. Fiéis ao principio da transparência, é básico que este relatório financeiro mensal da Rede como um todo, volte a ser publicado.

Foi definido que a partir de agora a tolerância será de um mês, da seguinte forma:
– o responsável pela entrega deve, caso tenha a impossibilidade de cumprir o prazo de entrega dos relatórios por motivos graves, informar imediatamente ao núcleo e à Rede esta situação
– Acordou-se um período de prorrogação de um mês, no qual o núcleo deve se mobilizar para cumprir o prazo de tolerância;
– caso o relatório concluído e verificado pelas Finanças não seja entregue, o responsável pelas entregas deve ser substituído.

Uma regra que não tem sido cumprida é a necessidade de que em cada núcleo haja uma a duas pessoas responsáveis pelas finanças, que verificará o relatório finalizado pelo responsável pelas entregas, fazendo os ajustes e correções necessárias. Assim falhas e incoerências poderão ser sanadas de modo que o relatório chegue resolvido à coordenadora das finanças, Sandra Kokudai.

Como vimos que em vários núcleos o responsável pelas finanças inexiste, ou este está comprometido com o relatório do responsável pelas entregas, este ponto ficou de ser trabalhado intensamente durante este mês de outubro, de modo que no inicio de novembro todos tenham seus responsáveis pelas finanças definidos e atuantes. os relatórios examinados devem estar em dia e divulgados junto aos cestantes dos núcleos no mês vigente. E assim acredito que aconteça a retomada do relatório mensal da Rede.

Outro ponto muito destacado por Sandra, foi a necessidade de que todos os integrantes do núcleo tenham protagonismo, devendo verificar suas compras, e detectar erros com rapidez no seu zap coletivo, próximo a entrega, trocando com o responsável pelas entregas e os responsáveis pelas finanças. Foi reforçada a necessidade de haver planilhas impressas com os pedidos, para facilitar o controle do responsável pelas entregas e de finanças.

Vimos ainda a importância de cada núcleo ter um responsável pelas pendencias , tanto financeiras quanto de participação.

Finalmente, definimos quem vai assumir os dois últimos mutirões do ano. Baseado no quadro de frequência dos núcleos nos mutirões, a cg decidiu que Urca estará a frente do mutirão de novembro e Vargem assumirá o ultimo mutirão do ano.