Blog

Um Presente para a Rede Ecológica: a aplicação da Pegada Ecológica

Ficamos muito felizes com o interesse de uma equipe coordenada pela professora Yana Moises do Laboratório de Agroecologia, Sustentabilidade e Justiça do Centro Universitário Celso Lisboa em avaliar nosso instrumento da Pegada Ecológica.

Esta Pegada foi preparada há anos, mas ainda não é quase utilizada por nós.

Nesta nova etapa, está a frente Yana Moises, ex-associada que está voltando à Rede, quando atuava junto ao Fórum Estadual contra os agrotóxicos, Flavia Tostes e Nicole de Almeida (que querem entrar para a Rede, no Núcleo Vargem Grande) e Thalles.

Pela Rede Ecológica, Rodrigo, Olga e Rosângela  do Núcleo Niterói, Flávia  do Núcleo Grajaú e Miriam Langenbach do Núcleo Urca estão acompanhando o trabalho. Rodrigo ficará a frente da aplicação que será uma tarefa assumida pelos gestores da Rede.

Até o dia 23 de outubro, a equipe do Laboratório deve enviar as sugestões de adequação do questionário criado pela Rede Ecológica. Depois que a Rede Ecológica retornar com seu parecer, a equipe deve encaminhar, na primeira semana de novembro a versão final do formulário  para que sejam aplicados junto aos integrantes da Rede.

A ideia é que em meados de dezembro já tenhamos o retorno das nossas “pegadas”. Os resultados serão analisados em parceria com uma pesquisadora da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE.

Este trabalho será base de um artigo para uma conclusão de curso, o que dará maior visibilidade a pesquisa. Nas palavras da professora, ex e futura cestante da Rede, Yana Moisés: “é importante que a Rede esteja a frente deste tipo de material que vai ensejar uma reflexão sobre como nos colocamos em detalhes em defesa – ou não – do nosso meio ambiente.”

Os resultados vão nos permitir ver a pegada de cada um, de cada Núcleo e, finalmentete, a pegada da Rede Ecológica como um todo.

Na próxima carta mais explicações sobre esse instrumento!