Blog

Ainda sobre a Pegada Ecológica

Abordarmos a pegada na última carta, mas continuamos conversando, chamando a atenção para itens significativos:

– é uma grande oportunidade de examinarmos a nós mesmos em relação a nossas práticas concretas, que têm repercussões sobre o meio ambiente.

– o questionário entra em detalhes do nosso cotidiano, e será importante examinarmos como está a situação da forma mais sincera e realista. É um diagnóstico importante de ser feito, até para vermos nossas fragilidades e nossos pontos fortes. O Tratado sobre o Consumo adotado na ECO 92 enfatizava a importância deste diagnóstico como um ponto fundamental e inicial para daí desenvolver ações.

– é muito importante que haja uma maciça adesão por parte da(o) associada(o)s da Rede a preencher o questionário, destacando que ele é pessoal, suas respostas falarão de você e não de sua família ou amigos que estejam morando com você. Esta diferenciação também é um ponto importante.

– como pensamos em realizar esta adesão? através de nossa comissão gestora, que ficará incumbida de conseguir de um a dois voluntários em cada núcleo que tomem esta tarefa para si, para funcionar como ponte entre a equipe que está a frente da pegada. isto na prática significa que estes voluntários estarão encaminhando para a carta semanal, a cada semana do mês, durante o mês de aplicação, o número de pessoas de cada núcleo que já responderam ao questionário. A busca dos que não responderam ainda, do modo mais personalizado possível, faz parte também desta tarefa.

– a pegada individual será o primeiro ponto, que dará a pegada do núcleo, e no final a pegada da Rede como um todo. E aí veremos nestes três níveis, qual é o peso, impacto que causamos ao meio ambiente e de que maneira poderíamos compensar isto. A equipe vai encaminhar respostas neste sentido.