Blog

Um pouco mais sobre a Pegada Ecológica da Rede

Yana Moyses (Vargem Grande), coordenando a equipe que está trabalhando sobre a pegada ecológica nos esclarece: “O método de pegada ecológica foi proposto por Wackernagel e Rees (1996) como uma ferramenta que objetiva calcular os impactos ambientais provenientes da utilização de áreas produtivas de terra e água que são necessárias para produzir os recursos e resíduos gerados por cada indivíduo, fundamentando-se no conceito de capacidade de carga. Dessa forma, o método estima se os impactos gerados no meio ambiente são sustentáveis a longo prazo.

Todavia, é possível notar que o conceito de sustentabilidade usualmente aplicado nesta metodologia não abrange os pilares básicos relacionados às questões ambientais, sociais e econômicas. De acordo com Bossel (1999), o método não atua na dimensão social da sustentabilidade nem considera a influência dos atores sociais. Para Larsen (2008), a sustentabilidade deve primeiro pensar nas pessoas, como elas realizam suas escolhas e as devidas consequências destas.

Nesse sentido, foram incorporadas questões que normalmente não são recorrentes no cálculo da pegada ecológica. Essa ressignificação deste instrumento de análise tem como objetivo buscar uma avaliação mais holística da pegada da Rede Ecológica (dos integrantes, dos núcleos e da rede como um todo).”

A partir do próximo dia 14 se iniciará a aplicação da pegada ecológica, e contamos muito com vocês, no sentido de todas e todos a preencherem com cuidado!