Blog

SPG da Rede Carioca de Agricultura Urbana

Daniel Merabet, representante da Rede Ecológica no SPG da Rede Carioca de Agricultura Urbana, nos encaminhou relato da última visita:

Ocorreu no dia 30 de setembro a reunião de SPG da Rede CAU com a seguinte agenda de trabalho: avaliação da conformidade orgânica pela manhã e reunião de grupo pela tarde, no sítio Anita e Águas Frias dos agricultores Francisco e Angélica, localizado em Vargem Grande. Embora a visita de avaliação tenha sido realizada plenamente, não foi possível votar o relatório da comissão de avaliação porque o técnico responsável precisou se ausentar, na parte da tarde, devido a uma ocorrência fortuita. Experiências baseadas em CSA (Community Supported Agriculture), ou Agricultura Apoiada pela Comunidade, foram relatadas como possibilidades de comercialização para os agricultores e processadores que integram o SPG da Rede CAU. Também houve oportunidade para apresentação da candidatura de um novo membro do SPG e do plano de manejo orgânico do agricultor Gaúcho, que receberá o SPG no mês de outubro.

Já no dia 28 de outubro ocorreu a reunião de SPG da Rede CAU com a seguinte agenda de trabalho: visita de conformidade orgânica pela manhã e reunião de grupo pela tarde, no sítio do agricultor Gaúcho, localizado na região do Mendanha, em Campo Grande. Na unidade do agricultor são produzidas raízes, PANCs e plantas medicinais seguindo os preceitos da agroecologia, conforme apontado pela comissão de verificação. Submetido à votação, os membros do grupo atestaram que o sistema de produção orgânica do agricultor atende aos requisitos previstos em lei. Gaúcho narrou por ocasião da reunião sua dificuldade em conseguir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) sendo seu pedido recusado pela segunda vez junto à Emater. Este documento assegura não somente a formalização de sua condição de agricultor (urbano), mas o acesso à políticas públicas de financiamento e a possibilidade de venda de alimentos saudáveis para programas governamentais (merenda escolar, por exemplo). A DAP seria um dispositivo que permitiria ao Gaúcho recuperar parte da área de produção recentemente afetada por conta de um incêndio. O vereador Reimont esteve presente na reunião e propôs estabelecer um diálogo institucional, através da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, com a Emater, sobre os requisitos exigidos para emissão das DAPs. Por fim, foram apresentadas as candidaturas do agricultor Alonso e do agricultor Juvenal, ambos do Mendanha.