Blog

Retomando os Trabalhos da Rede e Pensando sobre o CONSEA

Olá participantes da Rede Ecológica,

Precisamos falar sobre um tema de fundamental importância para nossa rede e para todos e todas que se interessam e se preocupam com as questões relacionadas a agroecologia e segurança alimentar e nutricional.

Estamos em uma fase muito importante no CONSEA RIO (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional), este ano teremos eleição para novos representantes em vários segmentos.

A Rede está atuante no CONSEA desde 2011 com representação no segmento do movimento urbano. Das gestões anteriores , participaram ao redor de 10 pessoas, em mandatos diferentes.

O Consea é um conselho consultivo municipal, para controle social, acompanhamento e proposição de programas e políticas públicas relacionadas à soberania e segurança alimentar e nutricional e ao direito humano à alimentação adequada. A opinião sobre sua importância e sobre a urgência de fortalecermos o conselho são unânimes em muitos movimentos sociais e redes, e imaginamos que entre os cestantes e produtores da Rede Ecológica  este pensamento não seja diferente.

Para este momento crucial de retrocessos, perdas de direitos e precariedade das políticas públicas, precisamos de espaços de controle social cada vez mais potentes. Por isso trazemos o textos de Elizabete Jardim, representante titular da Rede no Consea Rio, neste último mandato, que traz um histórico sobre nossa atuação como rede e muitas reflexões sobre a continuidade ou não da nossa participação.

Nossa expectativa é que os Núcleos reflitam e tracem um posicionamento, ainda neste mês de janeiro, sobre as questões apresentadas e, principalmente, esperamos quem possa nos representar neste novo mandato.

Na próxima reunião da Comissão Gestora, prevista para 18 de janeiro, esta pauta será apresentada e os posicionamentos costurados enquanto REDE, que somos!

Veja aqui o texto elaborado por Elizabete Jardim e o edital que rege o processo eleitoral do CONSEA Rio.