Blog

Relato da reunião da Comissão Gestora

Diana Rosa e Marinete Merss encaminharam o relato da reunião:

Presentes: Diana (Caxias), Miriam e Marinete (Urca), Márcio (Santa), Sandro (Caxias), Thais (Santa), Adriana (São João)

1) Pegada Ecológica
2) Niver da Rede
3) Nova Iguaçu
4) Conflitos no MST especificamente em relação ao assentamento Terra Prometida

Antes de iniciar os temas da pauta, foi discutida a não participação da Rede na Audiência Pública sobre a reforma agrária realizada em 11/11 na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro link https://mst.org.br, na qual o MST ofereceu um momento de fala nesta audiência. O problema é que foi feito um convite informal pelo Whatsapp para Miriam Langenbach, que ficou aguardando a oficialização do convite, que não chegou. Consequentemente a Rede não participou da audiência. Ficou claro que não devem ficar concentrados os contatos para estes eventos em uma pessoa, e precisamos pensar um grupo de pessoas que possam representar a Rede em eventos oficiais como este, com o objetivo de descentralizar essa responsabilidade.

1) A pegada ecológica começou no dia 14/11 O envio dos questionários para a coleta de dados que irão definir a pegada ecológica da REDE acontecerá pelo sistema, mas pode ser respondido pelo Whatsapp. Todos os núcleos da Rede já definiram os representantes que acompanharão a pegada ecológica, mobilizando as pessoas em seus núcleos para responder.

2) O aniversário da Rede Ecológica será comemorado em 15/12 no CAC em São João de Meriti. Ficou decidido que cada um leva uma comida e bebida. Começa às 10h.

Histórico dos 18 anos da Rede – Alegrias e Tristezas!

Relato sucinto de 2019 – o que fizemos
* Campanha da Aquisição do Caminhão
* Visitas aos Assentamentos
* Criação da Coordenação de Secos
* Os 3 RS
* CAC
* Comissão de Qualidade
* Viagem Sandra
* Campo e Cidade

Organização:
a) Sugestão que os Núcleos façam carona solidária
b) Todos devem levar prato, talher e copo.
c) Verificar possibilidade de atração cultural.

Proposta para o aniversário de 20 anos: que se inicie a organização para a realização de um evento com marco histórico em 2021.

3) Nova Iguaçu
Com a ausência de representantes de Nova Iguaçu, foi feito somente a leitura do relatório enviado por Whatsapp e definido que a reunião da CG em janeiro será realizada em Nova Iguaçu com data a definir.

4) Conflitos no MST, especificamente no assentamento Terra Prometida
Marinete do Núcleo Urca que é acompanhante do assentamento Terra Prometida fez o relato sobre conflitos entre os membros do Assentamento Terra Prometida que são fornecedores de produtos para a Rede Ecológica.

O ponto de partida foi uma reunião de membros da Rede com a direção do MST, a partir de convite feito pela direção estadual do movimento. Nesta reunião foi colocada a dificuldade da atual direção em se relacionar e ser reconhecida por parte dos assentados, em especial tendo queixas em relação ao líder Cosme, ao qual solicitaram que não mais se manifestasse como representante do MST . Atualmente existe dentro do assentamento uma divisão entre dois grupos.

Narrou sobre reunião que foi realizada pela comissão no Assentamento Terra Prometida, com o grupo do Cosme, Bia, Daniel e outros que trouxeram sua visão sobre o assunto, segunda a qual se sentiram desrespeitados e ignorados em suas necessidades pela direção estadual. Marinete trouxe ainda para a cg a solicitação do outro grupo, no caso integrado majoritariamente por mulheres, para serem ouvidas. A comissão da Rede já tinha se definido a fazer isto. Este grupo solicitou ainda fornecer oficialmente para a Rede já que a partir deste racha não tinha mais acesso a integrar a lista oferecida semanalmente.

Ficou referendado que o grupo que está tratando desse assunto vá até o assentamento para a reunião com o grupo de mulheres.

O que tínhamos ainda a definir ao final da reunião era a data da reunião em janeiro que, segundo a proposta, acontecerá no núcleo Nova Iguaçu. Considerando a participação de todos os membros, pensou-se em em um dia de sábado, com horário estendido, podendo ser duas das seguintes datas: 18 ou 25.