Blog

Uma opinião sobre a Escola Nau

Ficamos contentes com o comentário sobre nosso relato da sobre a Nau, escola sede do núcleo Urca, o primeiríssimo da Rede, que tinha parado de comprar produtos por alguns anos e retomou! Irene Melo (Humaitá) nos escreveu a respeito:

“Acho a iniciativa louvável e acho que deveria ser avaliado a expansão desta parceria para outras escolas que levam a alimentação e a integração campo-cidade de forma séria.

Como é a associação da Nau? Entre com um indivíduo? CNPJ? Terá um acompanhante?”

Respondendo à Irene:
Muito bom ver seu interesse pelas questões da Rede Ecológica, tão importantes, quanto é a interação entre o espaço que nos recebe e o núcleo, especialmente em se tratando de uma escola. Destacamos São João de Meriti, o CAC = Centro de Atividades Comunitárias – sede do núcleo, onde tem acontecido há anos, um trabalho de educação alimentar e ambiental, com associados do núcleo e de outros núcleos, especialmente Grajaú através de Milca Colombo e Beth Bessa e Santa (Bibi Cintrão). Todas as festas escolares foram trabalhadas no sentido de se ter forte presença de sucos de frutas produzidos na hora, tendo eliminado a presença de descartáveis. Também seu maravilhoso quintal tem vivido mutirões algumas vezes ao ano, que mantem, com a coordenação de Rafael, garantindo cuidado e avanços em produção de alimentos e utilização da compostagem, fartamente compartilhados com as crianças da creche.

Voltando para a Nau: ela é isenta da associação, como os demais locais. A compra que faz vai para a escola, alimentando as crianças, professores e funcionários com produtos da Rede. Esperamos que seja de modo cada vez mais completo!

A viabilização desta iniciativa deve-se muito à nutricionista Raquel Carpinteiro, recente na escola e muito empolgada com esta perspectiva. A isto somou-se Bruss Lima, associado do núcleo Urca, que assumiu todas as providências necessárias para que as coisas dessem certo. Então acabou algumas vezes fazendo o pedido em seu nome, e pagando no dia, o que facilitou a burocracia, já que os membros da escola não podem estar presentes neste momento. Claramente a dedicação destas pessoas viabilizou e agora tem tudo para ter uma continuidade tranquila. Raquel está se tornando associada da Rede, e sua função será exatamente fomentar este trabalho de educação alimentar na escola; funcionando como um elo de integração entre Rede e Escola. Vários de nossos associados são ou foram pais da Nau.

Estamos tentando conectar a Nau e o CAC, porque ambos são trabalhos pioneiros, consistentes de guerreiras e vai ser muito importante que se conheçam mais.

Gostaríamos de lançar a sugestão de que outros núcleos contem sua experiência na relação com o espaço que os recebe. Importante que compartilhemos isto!