Blog

Uma Visita/Mutirinho à nossa Padeira Diana Rosa

No último domingo, 1/2/20, Marcos Lima (ex-Humaitá), Jessica Zager, Ligia Mefano, Miriam (todas da Urca), fomos ao sítio de Diana Rosa e passamos um dia muito agradável e enriquecedor. O sítio é relativamente próximo, sem engarrafamento leva uma hora do centro do Rio, e está num canto ainda algo intocado de roça.

Fomos super bem recebidos por Diana, seu marido e sobrinhos, todos muitíssimo simpáticos, assim como seus cachorros.Chegamos bem cedo, com medo da tempestade da tarde. Tomamos um suco de folha de cajá, com o pão maravilhoso, com um queijo tipo requeijão super especial produzido por sua irmã em sítio logo ao lado. A casa, muito arrumadinha, o espaço da oficina do pão com equipamentos novos e ótimos. Tudo muito simples.

Começamos a trabalhar na parte de trás da sua casa, para criar um espaço para temperos e ervas. Estava cheio de mato, mas rapidamente fomos percebendo mudanças. Tínhamos trazido algumas mudas de abacate e tangerinas, mandadas por Eva Ferreira (Humaitá), além de mirra e, boldo chileno. Trouxemos de volta para a cidade também mudas da vinagreira, excessivamente abundantes ali.

O almoço foi uma delícia, com elementos trazidos por nós, enriquecidos pela deliciosa cozinha de Diana.

As fotos mostram bem o espaço e o astral.

Sugerimos fortemente que este tipo de visita/mão na massa envolva um carro, umas 5 pessoas, o que dá um caráter mais intimista, e são mais fáceis de organizar. Sugerimos que cada núcleo se organize uma vez ao ano para fazer isto. O fundamental é que alguém tenha um carro. Flavia Salgado do Grajaú está pensando em fazer uma em março.

A visita também foi muito importante para a aproximação entre Sueli e Diana, nossas padeiras. Trocaram informações, vão comprar juntas a farinha de trigo e estão pensando em integrar isso com a compra da Rede.