Blog

Relato do núcleo Urca

Presentes: Adelina, Miriam, Marinete, Bruss, Miatã, Luiz A. e Bruna.

A tendência inicial foi suspender a reunião, considerando o quorum reduzido e das mesmas pessoas. No final topou-se fazer a reunião, mesmo nestas circunstâncias, preservando uma prática que tem dado muito certo.

Pauta:
1. Composição atual do núcleo. Tivemos recentes saídas e entradas e nem todos se conhecem – 26 associados – aberto para novos – contato Fernanda Araújo.

2. Funcionamento das entregas – situação atual e dificuldades – tem sido tranquilo nos últimos meses com poucos pedidos. Miatã reitera o pedido de conferência e resposta a questões de divergências pelo Zap.

3. Funções dos cestantes no núcleo e na rede – demandas – ficou de ser visto mais para frente.

4. Situação financeira – em dezembro o núcleo foi sustentável.

5. Assuntos gerais:
a. a situação de Antunes que tem vindo irregularmente: viu-se sua situação complexa, com uma kombi que não funciona, querendo se deslocar para assumir seu papel de assentado no Sul Fluminense, com muitos equipamentos a levar, e não conseguindo. E ao mesmo tempo o assentamento definindo que os assentados que não ocupam os lotes serão substituídos. O envio sistemático de materiais encaminhados para reaproveitamento está sendo suspenso, levando em consideração estes fatores.

b.Cooperativa Alaide Reis – Ficou marcada uma ida à cooperativa Alaide Reis, em que será conversada a situação do caminhão e se verá a programação de visitas a estes assentamentos. Isto acontecerá no dia 15/2.

c. compartilhamento da reunião da CG: Marinete fala da experiência de reunião usando o WhatsApp funcionou bem.

Viu-se ainda a sucessão no Consea Rio. A dificuldade de ter pessoas que assumam: no caso conseguiu-se a representação de Rodica Weizmann (Santa Teresa) tendo como suplente Juliana Guimarães (Campo Grande). Estão com dificuldade de compor o conselho porque nestes tempos tão difíceis, as instituições desanimam de entrar e participar. É um conselho integrado por 2/3 sociedade civil. Daí se viu a necessidade de que cada Núcleo tenha um representante no Consea que vá a assembléia mensal, às segundas e terças à tarde, e traga para o núcleo o que está acontecendo. Marinete se ofereceu para esta função, mas viu-se a importância de haver uma segunda pessoa, para se familiarizar.

Está acontecendo o planejamento anual da Rede

Valeu a pena fazermos a reunião!