Blog

Casa Anitcha: Chegou a hora da Despedida e do Recomeço

Com mencionamos na Carta Semanal 08 e 09/2020, após pouco mais de 4 anos de acolhimento, a Casa Anitcha fecha o seu espaço atual e dá início a um novo formato, nesse novo ciclo.

Antes de passar a palavra a Renata Lara, coordenadora da Casa, gostaríamos de agradecer os anos de acolhimento e aprendizado comum e chamar a todos os Cestantes e Produtores da Rede a apoiarem a vakinha e o Bazar propostos abaixo, como forma de agradecimento a esta parceria:

Queridos amigos,

gostaria de pedir uma super força pra vcs nesse momento bem difícil para mim e para a Casa Anitcha.

Um furacão passou por aqui nesse último mês e só agora conseguimos postar sobre o assunto. E esse coronavirus veio como a cereja do bolo…rs. A aventura ficou completa…kkk

Entregaremos o imóvel da casa Anitcha já no dia 30 de março.

Estou indo para um quitinete aqui no Grajaú mesmo, próximo ao Parque Estadual, à Praça Edmundo Rego e à Horta Comunitária.

Tenho 2 semanas para dar destino a tudo que está aqui dentro, que não é pouca coisa… rs

Precisamos tb pagar algumas contas de IPTU em atraso e despesas de mudança… Por causa do Coronavirus muitos eventos foram cancelados e com isso nos prejudicou ainda mais…

Enfim… no texto abaixo tem mais informações. O link para contribuir com a nossa Vakinha de Apoio na Transição da Casa Anitcha está aqui.

Gratidão, muita gratidão a todos que puderem estar junto contribuindo para a vakinha ou comprando algum item no Bazar, ou compartilhando essa campanha nas suas redes:

*CASA ANITCHA SEM PAREDES*

A nossa querida CASA ANITCHA está passando por mais uma transição na sua trajetória de 11 anos (veja o vídeo Linha do Tempo da Casa Anitcha).

Até dia 30 de março, iremos sair do endereço que permanecemos por mais de 4 anos, pois o proprietário da casa vendeu o imóvel. Vamos inaugurar um novo formato, mais aberto, descentralizado e sem paredes onde a casa pode exercer melhor o seu propósito de tecer redes e trazer mais sustentabilidade e união para o bairro do Grajaú e além.

Esse movimento veio nos sinalizar o quanto precisamos transbordar e semear para além de nossas paredes e do nosso bairro. As grandes crises que o planeta está passando só vêm a confirmar a urgência de expandirmos nossas ações.

Vamos continuar com nossos projetos, como o Festival Desapegue-se, a moeda NIT, os Grupos de Estudo para Transição, o projeto Amor Livre de Medo, os Círculos de Sagrado Feminino, a loja Armazém Anitcha e tantos outros que nasceram nesse abundante ecossistema.

Não teremos mais um endereço fixo, estaremos atuando de forma flutuante, graças a parcerias com instituições que estão abrindo suas portas e cedendo espaços para darmos continuidade aos projetos.

Para esse fechamento de ciclo estamos organizando uma série de ações e eventos com o intuito de fortalecermos nossas conexões em rede, pois somente JUNTOS, faz sentido continuarmos.

*:: CROWDFUNDING*

Quem já nos acompanha mais de perto sabe do grande desafio que tem sido manter nossa sustentabilidade financeira.

Escolhemos o financiamento colaborativo como uma forma de validação do projeto, de reconhecimento desses 11 anos de dedicação e também como uma forma de toda a Comunidade Anitchiana poder cocriar esse futuro junto com a gente.

O valor dessa vakinha vai nos apoiar nessa transição cobrindo as despesas de mudanças, de reestruturação dos novos espaços e fechamento de contas.

Assim que for seguro teremos um evento celebrativo onde vamos apresentar este novo formato da Casa Anitcha e todos que contribuírem aqui na vakinha receberão um brinde super especial a ser retirado no dia.

A CASA ANITCHA é uma das primeiras casas colaborativas do RJ e faz parte do movimento internacional TRANSITION TOWNS. Desde 2008, através do seu projeto BAIRRO VIVO, promove a transição para bairros mais sustentáveis, resilientes e felizes conectando a sociedade civil organizada, a academia, a iniciativa privada e o poder público.

Através de suas ações, a cada ano são impactadas mais de 150.000 pessoas diretamente e mais de 600.000 indiretamente. Após 11 anos de validação e prototipagem, a meta agora é replicar este modelo reconhecido, inclusive, por lei municipal, para outros bairros, cidades e países.

O amor e a confiança são seus principais valores, pontes para se chegar na CULTURA DE PAZ e na ECONOMIA COLABORATIVA. E a FAMÍLIA ANITCHIANA é uma verdadeira REDE, através da qual, se assume a corresponsabilidade pela criação de uma nova realidade mais justa, amorosa, responsável e abundante.

*UM NOVO MUNDO É POSSÍVEL AQUI E AGORA, JUNTOS!*