Blog

Olhando para o futuro: surge uma associação de amigos da Rede Ecológica na Suíça

Um marco na história da Rede Ecológica: a Associação de Amigos da Rede Ecológica na Suíça.

Na última carta semanal prometemos maiores detalhamentos sobre esta Associação. Graças à dedicação de Leonor Hernandez e Maya Hirsch, que moram em Neuchatel na Suíça, já foi criada a Associação com uma conta para depósito de doações do exterior. Mas não pára por aí! Elas estão se preparando para uma campanha de arrecadação emergencial de fundos para custear apoios que a Rede Ecológica quer dar. Importante vocês entenderem a linha de atuação que definimos, a partir do momento emergencial, mas já tendo uma visão mais a longo prazo.

Um aspecto muito importante é mantermos a coerência de nossa proposta!

Queremos contribuir com alimentos de verdade, de qualidade, sem veneno, que venham de nossos produtores, de suas roças e quintais. Isto significa apoiar a compra de produtos frescos de produtores nossos, que assim terão uma fonte de renda. Os preços cobrados serão reduzidos, mas esta compra para nossos agricultores será um elemento de renda estabilizadora, estando eles solidariamente apoiando seus irmãos na cidade. Pensamos ainda na questão do transporte, um gargalo tão grande, pelos seus custos, e que tentemos pagar inteiro ou parcialmente durante este período emergencial para produtos da Campanha.

Este tipo de ação pode representar uma revolução na cultura alimentar dominante junto ao povo, que por falta de opções, acaba recorrendo ao que interessa às grandes corporações de produção e distribuição oferecer. Para realizar esta tarefa contaremos muito com a(o)s associad

os da Rede, assim como com nossos produtores, ao buscarmos formas de repasse do máximo aproveitamento destes alimentos, sua valorização criando assim uma demanda futura, e um estreitamento de laços entre campo e cidade.

Está presente mais a longo prazo a visão da necessidade de resgate do plantio na cidade, isto é, da agricultura urbana. Caberá novamente à Rede Ecológica junto com nossas instituições parceiras, e nossos agricultores, articular caminhos neste sentido.

Fica claro que esta campanha se baseia então sobre um tripé: produtores nossos, associados da Rede e grupos frágeis que passam por momentos terríveis e que estarão sendo beneficiados. Este tripé deverá estar bem organizado para conseguir executar as ambiciosas propostas que temos. Isto significa que estamos contando com cada um(a) de vocês para colaborar nestes tempos especiais, de uma maneira mais intensiva ainda.

A nova associação suíça pretende lançar uma forte campanha de marketing desta proposta, e para isto terá que ter muitos insumos, tipo informações atualizadas, imagens de alta qualidade, mapas, textos, entrevistas, etc. Caberá a nós fornecer estes dados para um website que estão pretendendo lançar em breve, nas línguas português, francês, alemão e inglês e que deverá ser de nível profissional, com informação precisa e correta estimulando muita gente a colaborar.

Para isto estamos primeiramente atualizando nosso site, que é muito bom, mas carece de alguns reparos. Isto vai mexer com todos nós, no sentido de que todos os que estiverem em comissões, deverão examinar como estão as informações passadas ali. Vai ser um exercício útil e importante. Assim, a parte que fala sobre os núcleos deverá ser revista por todos, tanto o texto quanto a foto apresentada, num espírito de síntese e informação. Isto vale também para a parte de produtores, sendo necessário que toda(o)s acompanhantes examinem o que está sendo dito sobre os mesmos. Estamos além disto organizando um cadastro dos nossos produtores envolvidos com esta campanha em que vários detalhes deverão ser levantados. No site temos vários PPT´s para os quais está havendo links, e que é útil que sejam minimamente revistos.

Iremos, passo a passo, em futuras Cartas Semanais detalhando as características da campanha e da associação recém-criada. E para isto precisamos muito, mas muito mesmo, que vocês tenham paciência e leiam com atenção as cartas semanais, que terão um papel crucial para todas(os) se inteirarem do processo.