Blog

Informe sobre o Caminhão e o Fundo Solidário Rede Ecológica e do Coletivo Alaíde Reis

Mensagem recebida de João Cândido (Núcleo Santa Teresa):

O caminhão do Coletivo Alaíde Reis está no conserto. Como informamos no último informe, foi necessário retificar o motor. Segundo Marcelo, assentado e um dos coordenadores do Coletivo, o custo do conserto ficou em torno de R$ 12.000,00 entre peças e mão de obra. Na compra das peças eles pagaram a metade e parcelaram o restante. Com as paralisações decorrentes do Corona vírus, o término do conserto ainda vai levar mais algum tempo.

Ainda estamos em tratamento com eles para verificar como a Rede pode apoiá-los. A proposta inicial era apoiar com as visitas, mas por enquanto elas estão suspensas. Outra forma de apoiar está sendo fazer compras de grande valor para viabilizar o frete. O Armazém do Campo, para quem o Coletivo Alaíde Reis também entrega, suspendeu suas atividades neste período, por isso precisamos ampliar as compras para viabilizar o frete. Neste último sábado (04/04), a Rede reagiu ao apelo de apoiar os agricultores e os pedidos somaram quatro vezes mais do que costumava ser. Além disso, o Coletivo Alaíde Reis foi incluído como um dos fornecedores para a compra de alimentos para doação a população de rua, campanha que a Julia, do Núcleo de Santa Teresa, vem apoiando.

Neste momento é fundamental que eles consigam manter a comercialização dos seus produtos, tanto para o sustento das suas famílias com para mobilizar recursos para a recuperação do Caminhão.

Estamos conversando com os credores da Campanha do Fundo Solidário, cujos vencimentos para devolução dos empréstimos estão vencendo nos próximos meses, no sentido de prorrogar estes prazos, de acordo com a condição de cada um.

Seguiremos informando os próximos acertos.