Blog

Campo & Favela de Mãos Dadas - Precisamos de VOCÊ nessa Campanha

Temos falado da campanha, mas é importante que cada um de nós associad@s vá se dando conta de que o site do Projeto BEM VINDO proposto pela Associação de Amigos da Rede Ecológica da Suíça está lançando, deve entrar no ar este final de semana. 
Isto significa que seria bom que vocês se organizassem, no sentido de promover a divulgação a mais ampla possível dessa campanha de arrecadação internacional. O ideal é que, além de colocar no facebook e instagram, vocês pensassem em amigos mais próximos, especialmente naqueles que estão no exterior.

 
Importante vocês saberem que neste momento há 3 espaços de coleta de dinheiro:  Associação de Amigos da Rede Ecológica da Suíça, com conta bancária própria, a AMAR , parceira francesa nossa com sua conta, e para o Brasil e outros paises a captação acontecerá através do site da Rede Ecológica, que divulgará a conta para este fim, da Casa Anitcha, ou melhor do instituto Árvore, seu nome social. As pessoas que doarem deverão preencher um pequeno formulário, que cria um vinculo maior entre estas pessoas e a Rede.
 
Importante, também, ter claro que a presença de uma associação formalizada no exterior, vai possibilitar entradas de dinheiro que garantam uma certa continuidade em relação aos trabalhos desenvolvidos emergencialmente. Pensamos em fazer um planejamento por um ano, do tipo de ação que queremos desenvolver.

Nestes primeiros três meses serão as cestas de frescos quinzenais para aproximadamente 300 familias. Além da compra dos produtos frescos, pensamos em apoiar o transporte, um item que encarece tanto. 
Ao longo do tempo pensamos em ir ampliando nossas ações,  no sentido de  não ficarmos no assistencialismo e sim promovermos autonomia, através da adesão à uma alimentação saudável, ao incentivo ao plantio, praticas que podem mudar a vida das pessoas. 
 
Este é um momento muito importante de organização nossa. Passam a existir muitas necessidades e sabemos que a vida não está fácil para ninguém, mas vamos ver como cada um consegue colaborar neste tempos excepcionais.
Vamos elencar algumas necessidades, relacionadas á campanha;
1. como haverá uma visibilização muito maior da Rede Ecológica precisamos de pessoas que tenham interesse na parte de COMUNICAÇÃO e se candidatem para:
  • 2 pessoas para estar no SITE junto ao inforede, que é o canal de entrada para a Rede, interagindo com as pessoas que chegam. Temos uma associada, Maria Accioly (Humaitá) que tem estado a frente faz muitos anos e que pede por substituição;
  • 2 pessoas para cuidarem dos AMIGOS DA REDE ECOLÓGICA, vendo o cadastro das pessoas que se tornam amigas, e interagindo com elas;
  • 1 pessoa para atualizar o SITE;
  • 1 pessoa para ajudar na Carta Semanal;
  • relação de pessoas estrangeiras que falam diferentes idiomas e que poderiam ser entrevistadas para falar da Rede Ecológica.  Temos várias pessoas que conhecem bem a Rede e falam alguma língua, isto vai ser muito importante. Cada núcleo deveria ter uma lista de pessoas que se oferece para isto, sendo preferenciais pessoas que já tem um tempo de Rede    
2. nós estamos trabalhando com seis Instituições ou Coletivos Parceiros, sendo que para cada um é importantíssimo haver pessoas associadas da Rede que articulam a compra, interagem entre as duas pontas. Até o momento participaram ou vão participar neste sentido:
  • núcleo Campo Grande para ação da Fundação Angélica Goulart em Pedra de Guaratiba: além de Ana Paula Rodrigues, que está a frente, as associadas Anita, Bernardete e Mônica, de núcleo Campo Grande
  • núcleo Vargem Grande para ação da Articulação popular das Vargens , em que estão envolvidas Annelise Fernandez, Mariana Bruce e Nina Arouca, do núcleo Vargem Grande
  • do CEM, na serra da Misericórdia está a frente Ana Santos nossa produtora. Mas há necessidade de mais 2 associados 
  • do Sim! Eu Sou do M  eio em Belford Roxo estão presentes Claudete Oliveira (Vargem Grande) e Milca Colombo (Grajaú)
  • do Coletivo Rua Solidária está presente Júlia Stadler (Santa), precisamos de mais 2 associados;
  • do Assentamento Oswaldo de Oliveira, que está perto de Macaé, vivendo forte ameaça de despejo – o panorama com este assentamento será apresentado nas próximas Cartas Semanais – no momento estão professores da UFRJ e UFF, de Macaé e Rio das Ostras com destaque à Vanessa Schottz, nossa ex-associada de Niterói e Miriam Langenbach. Seria importante que mais um associado pelo menos entre, para ajudar.
 Participe dessa importante mobilização em tempo de Pandemia e de Fome, no nosso entorno!