Blog

Comissão de Reaproveitamento de Embalagens: andamento das ações

por Sol Libman e Thaís Schneider – Diante das mudanças ocorridas na Rede por conta da pandemia do coronavírus e também pela necessidade de um novo espaço fixo para os mutirões e o armazenamento dos itens, as coletas de embalagens retornáveis estão suspensas desde março. Nesse período, a comissão segue trabalhando em outras frentes, em busca de promover a integração de todos os núcleos nessa iniciativa, além de fazer ajustes necessários às ações que já estavam em andamento e adaptar o trabalho a essa nova situação. As principais atividades realizadas nesse sentido foram as seguintes:

Contatos feitos com todos os núcleos para identificar como vem sendo trabalhada a questão do reaproveitamento e verificar a possibilidade de participação no sistema de retorno de embalagens da Rede. O quadro a seguir mostra o status das ações:

Ajuste da logística de retorno e destinação das embalagens já coletadas, considerando a entrada e a saída de alguns produtos na Rede. Com as mudanças, o estado atual do sistema é o seguinte:

Em estudo de novas possibilidades

Por enquanto, para quem for viável, a solicitação é guardar essas embalagens até que possam ser retornadas. A comissão também está buscando possíveis formas de adaptar o sistema para retomar a coleta de pelo menos alguns itens, como as caixas de ovos e bombonas de produtos de limpeza, que atualmente são de grande importância para assegurar a margem de renda dos produtores. Nos meses passados, alguns núcleos chegaram a retornar esses itens, ainda que de forma parcial, mas um desafio é o fato de não haver, no momento, um local para armazenar essas embalagens até que possam ser encaminhadas de volta.

Nesse período, também foi produzido um texto de apresentação do trabalho da Comissão para o site da Rede Ecológica (em processo de inserção na plataforma, deve ser disponibilizado em breve).

Próximos passos:

Dar sequência ao trabalho iniciado anteriormente com a proposta de substituição das embalagens plásticas de alguns produtos da Bemposta pelos potes de vidro retornados ao produtor, após a identificação de fornecedores de tampas próprias para esse reaproveitamento e o envio de uma amostra para teste com os produtos, entretanto o projeto se encontra em espera.

Trabalhar no sentido de incluir mais embalagens no sistema de reaproveitamento e implementar um monitoramento dos itens retornados. Neste ano, a equipe passou a contar com uma representante da Comissão de Logística, a Ana Galizia (posto Glória), para fazer a ponte nas articulações de entrega dos motoristas aos produtores, e com uma representante da Comissão de Mutirões, a Marinete (Urca) para a separação e organização das embalagens a serem retornadas. Mais uma vez, agradecemos pela colaboração de todos!