Blog

Roda de Conversa: Experiências e desafios para a comida de verdade e soberania alimentar nas periferias: qual o papel da cozinha?

O próximo encontro da Rede Ecológica está definido! Trata-se da Roda de Conversa: Experiências e desafios para a comida de verdade e soberania alimentar nas periferias: qual o papel da cozinha?, que será realizado no dia 12 de agosto de 2020, das 18:00 às 21:00 horas.

Nela, conversaremos sobre as experiências envolvendo a comissão de cozinha, criada na Rede Ecológica em 2017, como uma das ações do Programa Campo e Cidade se dando as mãos na Baixada Fluminense.

Belos trabalhos têm sido desenvolvidos por esta comissão, que tem um papel decisivo na mudança de postura em relação aos alimentos agroecológicos e seu preparo, a partir de oficinas realizadas pelo grupo.

A comissão está ajudando a como a Campanha Campo e Favela contra o Corona e a Fome pode ir além de uma ação assistencialista, um desafio colocado.

Valorizar a comida de verdade, o alimento local e agroecológico, entendendo sua importância tanto para a saúde quanto para a economia solidária, são fundamentais para que o desejo de tê-los de modo mais permanente nos territórios onde está a Campanha. E a cozinha como uma forma de usar a criatividade para fazer uma comida gostosa e saudável aproveitando ao máximo os alimentos produzidos pelos assentamentos de Reforma Agrária e famílias agricultoras da Baixada.

Os fundamentos da Campanha são o incentivo à agricultura urbana e à solidariedade entre campo e favela, assim como o aproveitamento pleno do que elas possam oferecer como alimento e refeição. E incentivar o desejo e a possibilidade das populações das periferias terem acesso aos alimentos agroecológicos de um modo constante. Uma tarefa complexa, mas que esta campanha busca colocar em ação, já que o vínculo com produtores locais agroecológicos está acontecendo.

E tem a seguinte estrutura:
Moderação: Denise Gonçalves (Rede Sumá -Itaipava, que já foi núcleo da Rede Ecológica)
Abertura: Bibi Cintrão (Núcleo Santa Teresa – Rede Ecológica)
Experiências:
CAC – Centro de Atividades Comunitárias de São João de Meriti: Beth Bessa (Núcleo Grajaú – Rede Ecológica)
CEM – Centro de Integração na Serra da Misericórdia: Ana Santos (CEM e Núcleo Grajaú/Rede Ecológica)
Coletivo de Mulheres Hydras do Terra: Juliana Wu (MST-Assentamento Terra Prometida)

Paralelamente os integrantes da comissão de cozinha estão trabalhando para confeccionar uma nova edição do caderno de receitas publicado pela primeira vez em 2018. A edição será voltada para o público das periferias, atendido pela Campanha, com uma linguagem mais simples e direta, mas repassando todos os conteúdos importantes em relação ao máximo aproveitamento desta comida de verdade ao prepará-la para evitar o desperdício. Estes cadernos serão doados a integrantes dos territórios, mas disponibilizaremos também para nossos associados, e esta pode ser uma forma de associados ajudarem a cobrir os gastos com esta edição.