Blog

Rede Ecológica concorre a prêmio junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro

Sandra Kokudai inscreveu em 3/8/20 um projeto pela Rede Ecológica, junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Seguem as informações a respeito.

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) lança o “Concurso de Ideias e Práticas: Cidade, Moradia e Saúde”.

 

Com a pandemia da Covid-19, pessoas e territórios vulneráveis das cidades ficaram ainda mais ameaçados. As precauções para evitar a disseminação da doença envolvem distanciamento social, ventilação dos ambientes e medidas de higiene, como lavar as mãos frequentemente. O que parece simples para alguns, não está disponível para uma parcela da população. Pesquisa da Casa Fluminense mostra que cerca de 300 mil domicílios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro têm mais de três pessoas dividindo um único quarto. Outro levantamento, do Instituto Trata Brasil, aponta que cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água.

 

Se por um lado o novo coronavírus escancarou nossas desigualdades, por outro os impactos na saúde e na qualidade de vida de habitações precárias são permanentes e bem conhecidos. É nesse contexto, que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) lança o “Concurso de Ideias e Práticas: Cidade, Moradia e Saúde”. O objetivo é promover a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis) como estratégia para o enfrentamento à pandemia, considerando abordagens que ampliem o acesso aos direitos sociais de cidadania e, ainda, a potência da efetiva participação da população no cenário de transformação e garantia desses direitos.

 

A premiação é, ainda, uma forma de valorizar as organizações que desenvolvem trabalhos relacionados a defesa do Direito à Moradia.  Além disso, os trabalhos vencedores deverão ser disponibilizados para que possam ser implementados, replicados ou multiplicados por agentes governamentais ou da sociedade civil.

 

A associada e responsável pela finanças Sandra Kokudai (núcleo Santa) é arquiteta e urbanista e inscreveu neste concurso, a campanha “Campo, favela, baixada e a rua de mão dadas contra o Corona e a Fome” desenvolvida pela Rede Ecológica desde março deste ano,destacando que as ações da campanha se relacionam com a reflexão a respeito de que modelo de cidade nós queremos para viver e da importância de se debater a relação campo e cidade para garantir a soberania alimentar e territorial. Também é uma forma de chamar a atenção para a ausência de políticas sociais e assessoria técnica nos territórios atendidos pela campanha, que sofrem ameaças de despejo em plena pandemia, vivenciam a ausência de saneamento, falta de abastecimento de água e moradias inadequadas. 

 

Agradecemos pelas cartas de apoio da AS-PTA, MST-RJ e AMAR e a todos que colaboraram!  

 

Vamos torcer por nossa vitória! Em anexo colocamos a proposta. O valor do prêmio, caso a seja contemplada, será de R$ 10.000, que se voltará para apoiar nossos jovens comunicadores, ações de agricultura urbana nos territórios e um apoio à produção do MST.

CONCURSO CAU-RJ

 

Vejam também o link do edital: https://www.caurj.gov.br/concursocidademoradiasaude/